Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública de Goiás conhece estrutura do Departamento de Controle Interno do Ceará

Publicado em

IMG_0984

Nesta segunda-feira, dia 27 de março, a Defensoria Pública do Ceará recebeu a visita de uma representante da Defensoria Pública de Goiás com o objetivo de conhecer a estrutura funcional do Departamento de Controle Interno da instituição cearense. A defensora pública Bruna do Nascimento Xavier, integrante do Grupo de Trabalho para a estruturação do sistema de Controle Interno da Defensoria Pública de Goiás, foi recebida pelos defensores públicos Samuel de Araújo Marques e Sâmia Costa Farias Maia e pela  controladora da Defensoria Francisca Cristina Façanha.

“Estamos na fase de pesquisa e estudos para poder formar essa comissão de controle interno. Essa é a primeira Defensoria que visitamos e assim que formamos a comissão, pesquisamos quais seriam os locais viáveis e mais atualizados para buscarmos experiência e vimos que o Ceará seria a defensoria  que teria implantado mais recentemente a controladoria e estava se especializando bastante nessa questão.
Essa troca de experiência está sendo muito importante, inclusive estamos pensando em futuramente assinar um termo de cooperação entre as defensoria para que a gente possa  se ajudar e colher mais da experiência daqui”, ressalta a defensora pública Bruna do Nascimento Xavier.

A defensora pública também conheceu as atividades da Comissão de Licitação e a atuação do Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e da Juventude.

Para o defensor público Samuel de Araújo Marques “é sempre um prazer recepcionar os integrantes de outras Defensorias em nossa instituição, pois, de certa forma, podemos compartilhar experiências exitosas e contribuir para a estruturação e fortalecimento de outras defensorias no país”.

Em janeiro de 2016, a Defensoria Pública do Ceará e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) assinaram um termo de cooperação técnica para que a CGE preste auxílio na estruturação do Controle Interno no órgão de assistência jurídica. Em parceria com a CGE, foi criado um comitê interno com alguns membros e servidores do quadro da instituição. Cada um está responsável de realizar atividades voltadas à construção do Controle Interno da Defensoria Pública, nas suas respectivas áreas de atuação, responsabilizando-se pela integração das ações nos demais setores. Também é de responsabilidade do comitê desenvolver e conduzir a implantação das metodologias recomendadas pela CGE.