Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará e CONDEGE realizam I Seminário de Gestão Estratégica das Defensorias Públicas

Publicado em

Representantes da Defensoria Pública do Estado do Ceará – DPGE estiveram reunidos, na terça-feira (8), com o Controlador Geral do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, Luíz Mário Vieira, para tratar da organização do I Seminário de Gestão Estratégica da instituição, previsto para acontecer em 02 de outubro.

DSC_0529

O encontro, de caráter nacional, tem por objetivo discutir a gestão pública estratégica das defensorias públicas e será realizado em parceria com o Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege.

O Seminário será gratuito, sendo convidados defensores públicos, servidores, administradores, professores, universitários e sociedade civil com interesse em conhecer inovações relativas à gestão pública eficiente.

DSC_0509

Na ocasião, além de palestra do Controlador Geral do TCM, Dr. Luiz Mário Vieira, haverá mesa redonda entre os membros das Defensorias Públicas, onde serão apresentadas experiências de avanço na gestão administrativa, com vistas a permitir o intecâmbio de práticas de qualidade na prestação do serviço defensorial, nas políticas públicas e nos processos de gestão e planejamento das Defensorias Públicas. Na oportunidade, apresentarão práticas de gestão as Defensorias Públicas dos estados do Ceará, Pernambuco, Pará e São Paulo.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por ocasião do Seminário, apresentará seu sistema próprio de gestão orçamentária e financeira, como modelo de monitoramento eficiente na gestão dos recursos, quanto a receitas e despesas. Desenvolvido pela própria instituição, tem sido utilizado desde janeiro de 2015, após desvinculação dos sistemas de controle do Poder Executivo. Trata-se de um dos projetos que vêm sendo implementados após a autonomia da instituição no estado do Ceará.   

IMG-20150908-WA0008

Participaram da reunião a Diretora da Escola de Contas e Gestão do TCM, Sandra Valéria de Morais Santos; o assessor de relacionamento institucional, Francisco Rubens de Lima Júnior; a assessora de planejamento e controle, Marly Anne Cavalcante e a diretora da Escola Superior da Defensoria, Karinne Matos.

DSC_0514

Na quinta-feira, 10, o Controlador do TCM, Luiz Mário Vieira, visitou a sede da Defensoria Pública. Na oportunidade, reuniu-se com a Defensora Pública Geral, Andréa Maria Alves Coelho, expressando sua satisfação em participar desse momento de profundda discussão de planejamento e gestão no âmbito das Defensorias Públicas.

 

Perfil do palestrante:

Luiz Mário Vieira possui Mestrado em Administração e Controladoria pela FEAC/UFC, é servidor de carreira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), onde exerceu diversos cargos de chefia e direção superior, além de ter exercido cargos no Governo do Estado.