Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará inaugura sede para atendimento às mulheres vítimas de violência na capital

Publicado em

nudem inauguracao

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Defensoria Pública do Estado do Ceará inaugura sede para o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), em Fortaleza, às 16 horas. O espaço vai funcionar dentro do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (Rua Meton de Alencar, s/n – esquina com Av. Gal. Sampaio), destinando área para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência.

Além do atendimento individualizado para os defensores públicos, haverá espaço de triagem para o atendimento com o departamento psicossocial e uma brinquedoteca. Antes, os três defensores públicos, juntamente com a equipe de estagiários e colaboradores, ficavam em um imóvel alugado no bairro Benfica. De acordo com a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Lopes, as instalações visam dar uma nova cara ao Nudem e atende uma demanda antiga tanto dos defensores como das assistidas já que a estrutura anterior estava bem deteriorada. “Estamos no aguardo da inauguração da Casa da Mulher Brasileira, que concentrará todos os órgãos especializados na proteção da vítima de violência doméstica. Como ainda não há uma definição por parte do Governo Federal da data de funcionamento deste equipamento e diante da necessidade urgente de oferecer um lugar mais acolhedor para essas mulheres, a Defensoria Pública está mudando a sede do Nudem de modo provisório, mas que representará melhorias importantes para este atendimento”, destaca Jeritza.

Para a defensora pública geral, Mariana Lobo, “dar uma nova roupagem ao Nudem no dia da mulher é um ato simbólico, pois embora estejamos na luta pela Casa da Mulher Brasileira e na consolidação de mais políticas para diminuição da violência para as mulheres, não podemos deixar de priorizar nosso atendimento diário, que é muito especializado e de extrema delicadeza”, explica. Daí a necessidade de reestruturar fisicamente o Nudem. “Vemos um crescimento nos casos de violência e precisamos de uma medida emergencial para reestruturar o Nudem para desempenharmos melhor esta atuação”, destaca Mariana Lobo.

Durante o ano de 2016, o Nudem realizou 1.639 atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica em Fortaleza. Já em 2017, esse número passou para 3.961, o que representa um aumento de 140% na procura pelo serviço.

Sobre o Nudem
O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública atua na área que envolve o requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e o encaminhamento para a rede de proteção existente no Estado e no Município, além da defesa dos direitos das mulheres, prestando toda a assistência, como educação em direitos, orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso.