Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará presente no 2º Workshop Internacional de Acesso a Justiça

Publicado em

jeritza1

Durante os dias 10 e 12 de julho, a defensora pública e supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Ceará Jeritza Braga participou do 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça, com o tema “Respostas eficazes à violência contra às mulheres”, no Hotel Luzeiros, em Fortaleza.

Foi um curso multidisciplinar de treinamento, aperfeiçoamento e assistência técnica, promovido pelo Instituto Avon e pela organização norte-americana de direitos humanos Vital Voices, voltado para defensoras, promotoras, magistradas, agentes policiais policiais, organizações sociais, membros da equipe multidisciplinar (psicólogas ou assistentes sociais) e entidades governamentais de mulheres, selecionadas e focadas em enfrentar a violência doméstica e as violências sexuais de forma coordenada.

O evento reuniu especialistas de diversos equipamentos que compõem o sistema de justiça dos estados do Acre, Ceará, João Pessoa , Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo. No Workshop foram conduzidos debates com o intuito de desenvolver e aprimorar estratégias e planos de ação coordenados para superar os desafios enfrentados na denúncia, investigação e resolutividade de casos de violência doméstica.

Para a defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Nudem, o treinamento foi importante para promover a troca de experiências entre as instituições. “A ideia era que todos os operadores da justiça fossem envolvidos e ficassem sabendo qual era o posicionamento de cada órgão. Ficou claro que as deficiências e os avanços estão mais ou menos equilibrados entre demais órgãos do sistema de justiça dos diversos estados que participaram. Debatemos sobre algumas sistemáticas e constatamos que existem algumas coisas nos processos de violência doméstica que precisam mudar”, afirma a defensora.

Essa foi a terceira edição do evento no Brasil, que já ocorreu neste ano em São Paulo e Brasília. O 1º Workshop Internacional de Acesso à Justiça do Programa “Respostas Eficazes à Violência Contra as Mulheres” foi promovido em 2015, em São Paulo. A ideia é oferecer treinamento a servidores envolvidos com o suporte às mulheres vítimas de violência para que a mulher seja beneficiada com o trabalho em conjunto deles.