Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Encerrados ciclos de palestras “Direito, Sexualidade e Relações de Gênero”

Publicado em

IMG_2623

Na manhã desta sexta-feira, dia 15, aconteceu o último ciclo da palestra “Direito, Sexualidade e Relações de Gênero”, que desde outubro é realizado na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará. No último dia de palestra, a defensora pública Amélia Soares falou sobre a relação entre cidadania, direitos humanos, liberdades individuais e a população LGBT.

O evento é uma iniciativa da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública e tem como objetivo discutir de forma interdisciplinar, aberta e construtiva o assunto. A palestra teve a participação do vereador e oficial de justiça, Iraguassú Filho.

Durante a palestra, Amélia ressaltou que ao longo dos séculos vários acontecimentos importantes foram levando a sociedade a adotar políticas e posturas que levassem em conta os direitos humanos, como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, até a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, ainda sob efeitos de um dos grandes marcos históricos de violações que foi a segunda guerra mundial. “Quase todas violações de direitos humanos partem de uma ideia de um determinado grupo ou ideologia que se considera superior a outro”, explicou a defensora.

“Direito não é só a literalidade, mas também é o sentido. Muitas pessoas nasceram e morreram para o direito fundamental existir”, destacou Amélia Rocha durante a palestra e finalizou citando o ministro do STF Luís Roberto Barroso: “o Estado, a Sociedade e o Direito devem funcionar de modo a permitir que cada um seja o melhor que possa ser”.