Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública firma Termo de Ajustamento de Conduta para impedir fechamento das escolas rurais no Crato

Publicado em

1

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou da audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores do Crato, nesta segunda-feira (01.02), que discutiu a situação das escolas da Rede Pública de Ensino da Zona Rural do referido município. No final do mês de janeiro, foi informado à direção das escolas sobre o fechamento de dez unidades escolares, medida que afeta mais de 200 famílias, em sua maioria agricultores, que moram na região. Cerca de 500 crianças de 03 a 12 anos poderão ficar fora da sala de aula, em 2016.

A Defensoria Pública do Ceará assistirá judicial e extrajudicialmente os pais, alunos e professores na ação. Durante o debate desta manhã, a defensora pública Jannayna Lima Sales Nobre ressaltou que o fechamento das escolas públicas fere o Artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A criança e o adolescente têm direito à educação pública e gratuita próxima de sua residência. O fechamento dessas escolas interrompe o vinculo cultural, submete essas crianças a um transporte inadequado, impossibilita ainda os cuidados familiares para com os alunos de menor idade, podendo acarretar o abandono escolar, dentre outros males”.

2

A Prefeitura Municipal do Crato disse, na audiência pública, que reavaliará a decisão e as escolas devem permanecer abertas. Mesmo assim, ficou acordado que será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Defensoria Pública e o Município do Crato, para tratar da reestruturação das escolas que seriam fechadas. Está prevista uma reunião para esta terça-feira (02.1), na sede da instituição, entre a Defensoria Pública e a comissão formada por pais, alunos e professores para definir os termos do TAC.

Na audiência pública, estiveram presentes representantes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, Sindicato dos Servidores Públicos do Crato, Conselho Municipal de Educação, diversos representantes do movimento estudantil, além da população das comunidades que seriam afetadas com a decisão, que lotaram o plenário.