Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública inicia visitas nas instituições de longa permanência para idosos

Publicado em

idoso2

O Núcleo do Idoso e o setor de atendimento psicossocial da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará iniciaram visitas nas instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) em Fortaleza. A primeira instituição a ser visitada foi o Abrigo Recanto do Sagrado Coração na última quinta-feira, dia 6 de abril.

As visitas institucionais fazem parte de um plano de atividades coordenadas pelo Núcleo do Idoso e têm como objetivo conhecer os serviços desenvolvidos pelas instituições e articular o trabalho intersetorial, aproximando o diálogo com os equipamentos, visando uma assistência mais integral para as demandas referentes ao público idoso.

Participam da ação  o defensor público do Núcleo do Idoso, Daniel Leão Madeira; a supervisora do setor psicossocial da Defensoria Pública, Andreya Arruda; a assistente social da Defensoria, Lucilma Freitas e a coordenadora da instituição, Irmã Josenira. A visita também foi pré-agendada para Abrigo São Pedro e Julião, mas a equipe da Defensoria Pública não teve acesso à instituição por conta da ausência da coordenadora.

 

idoso1

A coordenadora do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública, Andreya Arruda Amêndola, destaca que “a perspectiva é que essas visitas sejam realizadas com frequência, quando serão identificadas demandas que tenham a necessidade de intervenções itinerantes, otimizando o trabalho multiprofissional e garantindo assistência aos idosos”.

Uma das diretrizes da Política Nacional do Idoso é a priorização do atendimento do idoso e, quando desabrigados e sem família, deve o Estado prestar uma assistência asilar condigna. Além disso, o Estatuto do Idoso assegura o atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e, eventualmente, conveniadas com o poder público nos meios urbano e rural.

A Defensoria Pública do Ceará garante, por meio do Núcleo do Idoso, atendimento especializado e prioritário para o cidadão acima de sessenta anos, atuando em todas as esferas da vida civil do idoso, de forma a concretizar seus direitos, com especial ênfase para as questões ligadas à saúde, família e propriedade.