Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública lança cartilha para conscientizar a adoção por meio do Cadastro Nacional

Publicado em

Para comemorar o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará lançou a campanha “Adoção Legal”. Na ocasião, o Núcleo de Atendimento da Defensoria da Infância e da Juventude – Nadij apresentou a cartilha “Adoção – Legalize esta decisão”, que tem como objetivo informar à população sobre os procedimentos necessários para adoção. Os lançamentos da campanha e da cartilha foram realizados na última segunda, 25, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da DPGE.

O encontro contou com as presenças da defensora geral do Estado do Ceará, Andréa Coelho, a juíza da 3ª vara, Alda Holanda Leite; a desembargadora, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional, Lisete Gadelha; a promotora de Justiça da 3ª promotoria da Infância e Juventude, Sofia Farias Lima de Melo; além de representantes do Conselho Tutelar, Secretarias de Saúde do Município e do Estado, unidades de acolhimento, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS/ CREAS, profissionais das maternidades, ONG’s, serventuários da justiça e defensores públicos.

Durante o evento foram entregue mandados de averbação para pessoas que acabaram de finalizar o processo de adoção e já poderão registrar seus filhos. Na oportunidade o casal Lucineudo e Suelen contou como teve a vida modificada com a chegada do Messias Mateus, que foi adotado pelos dois.

Ainda no evento o defensor público que atua na 3ª Defensoria da Infância e Juventude, Alfredo Homsi, falou sobre as etapas da adoção e a psicóloga Maria Lúcia Pinheiro, falou aos presentes sobre a importância da adoção.
Sobre a Cartilha

A iniciativa tem por finalidade divulgar todo o procedimento da ação de Adoção, por meio de cartilha totalmente ilustrada com desenhos feitos por crianças em situação de acolhimento institucional, abordando as principais questões sobre o tema. O material busca auxiliar os futuros pais e mães adotivos e muni-los de informações que possam ser úteis para a concretização da adoção.

 

Confira abaixo o link para download

cartilha adoção

 

Confira fotos do encontro:

--- Sem Imagens ---