Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de audiência sobre políticas de prevenção à violência contra idosos

Publicado em

WhatsApp Image 2019-07-11 at 09.58.47

Nesta quarta-feira (10), a Defensoria Pública do Estado do Ceará participou de audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará. As pautas da audiência incluíam a importância da efetivação de políticas públicas com poder orçamentário, de execução e a conscientização sobre os direitos das pessoas idosas.

A defensora pública da 13ª Vara Cível, Ana Carolina Gondim, esteve presente e reafirmou o papel da Defensoria na efetivação de direitos aos idosos. “A audiência pública é um instrumento que possibilita a união de esforços e pactuação de ações efetivas para que possamos alcançar um futuro de mais respeito com o próximo”, disse.

Sobre a temática tratada, a defensora, que é membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – Cedi/CE, diz que “é essencial o debate sobre a violência, principalmente sobre o que cada um faz e pode fazer fazer em relação à conscientização e combate. É preciso um cuidado especialmente com a violência financeira e psicológica que pode vir a acontecer na própria casa do idoso”.

A audiência pública contou com a presença do deputado Renato Roseno (Psol), requerente da audiência pública, deputado Nezinho Farias (PDT), Hugo Porto, da Promotoria de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência; Maiara Reis Campos, diretoria do Coegemas-CE e Secretaria Social de Palmácia; Suellen Fortaleza, do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso; Patrícia Viana, da Comissão da Pessoa Idosa da OAB-CE; Ravenna Guimarães, Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará; Amélia Prudente, da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará; Dante Cristino, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza; Guirlanda Távora Ponte, coordenadora do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag); Raphael Franco Castelo Branco, do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (Cedi); Vejuse Alencar, da Associação Cearense Pró-Idosos; Vyna Maria Cruz Leite, da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência e Janaína Saraiva, da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência.

Com informações do site Assembleia Legislativa do Estado do Ceará