Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de reunião com presidente da Aprece

Publicado em

O Subdefensor Público Geral do Estado do Ceará Túlio Iumatti; o Assessor de Relacionamento Institucional, Defensor Público Francisco Rubens de Lima Júnior e o Coordenador das Defensorias do Interior – CDI Carlos Ernesto Cavalcante estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira (16), na sede da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – Aprece, com o presidente da entidade Expedito José do Nascimento.

O objetivo do encontro foi aproximar as duas instituições e buscar novas parcerias e formas de chegar mais próximo aos cidadãos do interior do Estado.

Na ocasião, os defensores apresentaram um panorama da Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do “Plano de Universalização de Acesso à Justiça”, que visa dar cumprimento à EC n. 80/2014, determinando que Uniao, Estados e Distrito Federal deverão contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais do país, no prazo de 8 anos. O Plano realiza um diagnóstico de acesso à justiça em todo o Estado em gráficos e mapas e detalha a presença da instituição, condições de estrutura e instalação.
O subdefensor falou ao presidente sobre as diversas áreas de atuação da Defensoria Pública, especialmente sobre o atendimento às minorias e às 7 milhões de pessoas que são potencialmente beneficiadas pelo atendimento defensorial.

A Aprece se dispôs a divulgar junto aos gestores municipais os dados apresentados e firmar a parceria dos municípios para o fortalecimento da atuação da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

O presidente da Aprece foi presenteado com a publicação “Defensoria em Imagens”, um vasto material gráfico produzido com o intuito de apresentar o avanço da DPGE em vários aspectos nos últimos quatro anos.

Também presente na reunião, a assessora jurídica da Aprece, Daniela Amaral.

Saiba mais sobre a Aprece:

A missão da Aprece é integrar, defender e articular prefeitos e municípios, contribuindo para o avanço e fortalecimento de suas gestões em prol do desenvolvimento sustentável do Ceará. A instituição tem como visão de futuro s er uma entidade de referência estadual, regional e nacional na defesa da causa municipalista, firmando-se como um instrumento fundamental de integração para o efetivo desenvolvimento dos municípios.

 

Conheça o plano_universalizacao_web