Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública promove reunião com Povos de Terreiro

Publicado em

terreirosA Defensoria Publica do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac), promoverá na tarde da próxima quinta-feira (05 de outubro) uma reunião com os Povos de Terreiros que visa discutir a liberdade e o sagrado e o direito à crença.

Com a finalidade de ouvir as demandas desta população e propor algumas soluções para garantir o acesso a direitos, a defensora pública e supervisora do Ndhac, Sandra Sá, explica que é agenda do Núcleo a realização de reuniões sistemáticas, como esta, com os segmentos mais diversos e movimentos sociais. “A gente tem essa logística de marcar as reuniões com os movimentos para conhecê-los e entender sua demanda, então a gente já tinha previsto uma reunião com os povos de terreiro para tratar a temática. Este momento é ainda mais importante após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu o ensino religioso confessional nas escolas, como doutrina específica a ser ensinada. Todos esses retrocessos que têm acontecido em relação ao direito à manifestação religiosa nos estimulam a atuar cada vez mais próximos dos segmentos sociais para poder instrumentalizar os direitos”, explica a defensora pública.

Após a reunião, a Defensoria Pública fará os encaminhamentos necessários para que as demandas da população sejam atendidas.

O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas trabalha para a concretização e garantia de acessos aos direitos fundamentais. Tem como procedimentos o atendimento sistemático e periódico, incluindo visitas a entidades públicas e privadas, reuniões e audiências públicas, tratativas para soluções extrajudiciais, além da difusão na educação em direitos e a judicialização de demandas que tratam sobre direitos humanos e causas coletivas.