Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza entrega de brinquedos arrecadados na campanha “Minha vez de brincar”

Publicado em

DSC_0504

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) realizaram a solenidade de entrega dos brinquedos arrecadados durante a campanha “Minha vez de brincar”. Ao todo, foram 1.210 brinquedos, entre jogos, bonecas, carrinhos, bolas e livros, que fizeram a alegria de crianças e adolescentes que estão em abrigos de Fortaleza.

A solenidade de entrega aconteceu no Auditório da Defensoria Pública com a presença de 69 crianças e adolescentes, além de diretores das seguintes unidades: Abrigo Desembargador Olívio Câmara (ADOC), Acolhimento I, Acolhimento III, Acolhimento IV, Associação O Pequeno Nazareno, Casa Abrigo, Casa de Criança, Casa de Apoio Sol Nascente, Casa Santa Giana Bereta Molla, Lar Santa Mônica, Nova Vida, Nossa Casa, Recanto da Luz, Renascer. Além dos abrigos citados, todas as 21 casas de acolhimento receberão brinquedos para as 329 crianças e adolescentes que vivem afastados da família temporariamente por decisão da Justiça.

DSC_0629 DSC_0508

Antes da entrega dos presentes, as crianças agradeceram a iniciativa da Defensoria e um dos depoimentos que mais emocionaram a todos foi o de uma adolescente que pode se reencontrar com seus irmãos durante um dos passeios previstos na campanha. “Eu queria agradecer a vocês todos, isso que vocês fizeram pela gente, por todos esses presentes e pelo encontro lá na pizzaria. Lá eu reencontrei meus irmãos e foi muito bom. Queria agradecer muito”. O reencontro foi durante um rodízio de pizza no restaurante Pasto&Pizza, no dia 10 de outubro, quando quatro irmãos adolescentes se reencontraram e mataram a saudade. O reencontro deixou todos emocionados.

DSC_0526 A defensora pública geral, Mariana Lobo, recebeu as crianças e explicou de forma lúdica o papel do defensor público e sobre a expectativa do resultado da campanha. “Essa campanha só foi possível pelo envolvimento dos defensores públicos do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude e o engajamento dos demais colegas. Esperamos que essa seja a primeira de muitas outras campanhas de fortalecimento na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”.

A solenidade também foi acompanhada pela presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Sandra Moura de Sá. “É a primeira vez que realizamos essa campanha em parceria com a Defensoria Pública Geral, o que a torna uma ação institucionalizada, dentro do calendário anual, na qual os defensores estejam envolvidos em toda a ação”.

A campanha “Minha Vez de Brincar” oferta lazer e momentos lúdicos para as crianças e jovens acolhidos, com ênfase ao mês de outubro, mas que deve se estender em outros meses do ano. A ação faz parte do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que tem como objetivo promover uma ação em rede com os abrigos de Fortaleza, permitindo a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições.

DSC_0560O defensor público e supervisor do Nadij, Adriano Leitinho, e a defensora pública Luciana Amaral apresentaram um vídeo com os principais momentos da campanha e comandaram a entrega dos presentes. “A gente entende que Justiça não se faz apenas em um pedaço de papel, principalmente quando nos referimos à crianças e adolescentes. Justiça é levar um sorriso e o brilho do olhar de cada uma dessas crianças. E isso é pretendemos fazer com o projeto Defensoria Amiga dos Abrigos, que pretende integrá-los à sociedade, promovendo a inserção destas crianças e que devem contar com toda a sociabilidade possível”, disse o supervisor.

Adriano Leitinho lembrou ainda de cada parceiro que fez parte da campanha. “Isso só foi possível por causa de várias instituições que nos ajudaram. Não posso deixar de agradecer aos Shoppings Benfica e Del Paseo, ao Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC), ao Supermercado Super Lagoa, ao Restaurante Pasto&Pizza, ao Centro Cultural Caixa, à Unifor e à Grendene e também estender os agradecimentos ao s meus colegas e a sociedade que entendeu e ajudou na ação. Que esta iniciativa possa estimular outras empresas a se juntarem à campanha, possibilitando que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados”, destacou Adriano.

DSC_0580

A assistente social da Casa da Criança, Fabiana Carneiro, falou em nome das casas de acolhimento. “Em primeiro lugar queria agradecer esse grupo maravilhoso que é o NADIJ, que tem sido um grande parceiro da luta da gente, das crianças e dos adolescentes. Por esse incentivo tão bom, porque esses parceiros vão além muros dos abrigos e a gente sabe que existe sim um preconceito. E nesse momento, essas crianças estão interagindo com outras crianças, vivenciando situações que nunca tiveram a oportunidade de presenciar. Então é extremamente importante esse momento de socialização deles. Muito obrigada pelo trabalho de vocês”, finalizou.