Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza segunda oficina Pais e filhos

Publicado em

IMG_9877Na tarde da última sexta-feira, 15, ocorreu a segunda Oficina Pais e Filhos que busca trazer as vivências do fim do relacionamento de forma harmoniosa e pacífica na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol). Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e pautados pela necessidade de dar apoio às famílias no período do fim do relacionamento, a oficina é dedicada a famílias pré-selecionadas, atendidas pela Defensoria, e conta com a participação de convidados do público externo, contabilizando cerca de 40 pessoas.

Durante a abertura dos trabalhos, a defensora pública e supervisora do Nusol, Rozane Magalhães destacou a importância de trabalhar a afetividade e manter uma relação saudável no eixo familiar, mesmo após o término do relacionamento conjugal e deu início a tarde de aprendizados e compartilhamentos, com música. A canção Trem Bala, da cantora Ana Vilela, segundo a defensora, se encaixa com o momento em que as famílias vivem. “A mensagem dessa música incentiva o afeto e ajuda a perceber o que realmente é importante em nossas vidas”, ponderou.
IMG_9897Após a acolhida, as famílias foram direcionadas aos acompanhamentos, de acordo com as faixas etárias. A Oficina foi dividida em salas, onde as seis crianças, três adolescentes e os nove adultos, tiveram assistência diferenciada com a equipe multidisciplinar da Defensoria Pública, bem como acesso às dinâmicas e atividades lúdicas que incentivam o diálogo e a reflexão. “Esse momento é importante, porque nós vamos poder ver a melhor forma de lidar com a situação, principalmente meu filho”, destacou uma mãe que participou do momento.

IMG_9904Além das famílias, estudantes de psicologia e direito, voluntários, defensores, estagiários, e representantes da OAB estavam presentes. “É um momento de aprendizado e reflexão para todos, espero que nós possamos sair um pouco melhores, renovados e com esperança de que as relações possam ser harmoniosas, mesmo no período de término” destacou a defensora Rozane Magalhães.

 Atuação do Nusol – O Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza atendimento através dos defensores públicos, mediadores e equipe multidisciplinar (psicólogas e assistentes sociais), no período da manhã e tarde, previamente agendado, de sessões de conciliação e mediação, onde os assistidos são auxiliados e estimulados a buscar o consenso com autonomia e boa fé, por meio do mediador, que atuará de forma imparcial e com sigilo. Dos atendimentos realizados pelo Núcleo, 81% resultam em consenso, dos quais 74% são casos de divórcio e os outros 22% tratam de alimentos, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável.

 Serviço:

Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública do Estado do Ceará

Avenida Pinto Bandeira, n. 1111, Bairro Luciano Cavalcante