Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza visitas aos Centros de Atenção Psicossocial

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará, por meio do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), em parceria com o setor de atendimento psicossocial, realiza nesta quinta-feira (23) uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Geral da Regional V. A ação faz parte de uma série de visitas aos Caps de Fortaleza que tem o intuito de firmar parcerias e realizar trocas de experiências de trabalho entre as instituições.

“Sentimos a necessidade no Núcleo de Saúde da Defensoria, porque chegam várias demandas de saúde mental e famílias querendo a internação compulsória para seus parentes por causa do excessivo uso de drogas. Muitas vezes essas famílias chegam sem os laudos devidos, porque o próprio paciente se recusa de ir até a presença de um médico para ser avaliado e receber os laudos necessários para os tratamentos. Nós defensores ficamos neste impasse, entre a necessidade da ação judicial e a necessidade de laudos comprovatórios. Estas visitas são importantes para afinar estas demandas e conhecer de perto a realidade destas instituições”, relata a defensora pública supervisora do Nudesa, Silvana Feitoza.

Graças as visitas será possível firmar uma ponte entre a atuação da Defensoria Pública e do CAPS. Assim, os defensores públicos encaminharão o assistido para o serviço social da Defensoria, que irá ter uma conversa, explicando todo o panorama do processo e avaliando a situação da família. Após essa conversa o paciente é encaminhado ao CAPS da regional em que reside ou, em caso de recusa, uma equipe se deslocará até a residência do paciente para que seja feito o atendimento, conseguir os laudos e tomar as medidas necessárias. “Além disso, contamos ainda com reuniões mensais com um psiquiatra do CAPS, Dr. Rafael Baquit, para juntos analisarmos os casos de saúde mental e envolvimento com drogas que procuram o Nudesa”, pontua a defensora.

Um primeiro Caps já foi visitado, na Reginal I, a visita foi realizada pela psicóloga Andreya Arruda, pela defensora pública Silvana Feitoza e pela assistente social Márcia Lustosa.

As visitas são realizadas semanalmente, de acordo com o calendário abaixo:

Dia 16/06- CAPS GERAL E AD DA REGIONAL I

DIA 23/06- CAPS GERAL DA REGIONAL V

Dia 30/06- CAPS AD DA REGIONAL V

DIA 05/07- CAPS AD DA REGIONAL VI

Dia 14/07- CAPS GERAL DA REGIONAL VI

Dia 04/08- CAPS GERAL DA REGIONAL II

Dia 11/08- CAPS AD DA REGIONAL II

Dia 18/08- CAPS GERAL E AD DA REGIONAL III

Dia 25/08- CAPS INFANTIL DA REGIONAL III

Dia 01/09- CAPS GERAL DA REGIONAL IV

Dia 08/09- CAPS AD DA REGIONAL IV