Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública retoma atendimentos

Publicado em

 

DSC_0156

 

Nesta segunda-feira (9), quando a Defensoria Pública do Estado do Ceará retomou a normalidade de seus atendimentos, após o recesso do judiciário, mais de 420 pessoas passaram pelo Núcleo Central de Atendimento (NCA), na sede da Instituição, em Fortaleza, buscando orientações jurídicas nas mais diversas áreas.

Francisca da Silva Barbosa e Josenaldo Ferreira Chagas chegaram cedinho, antes mesmo do horário em que as senhas começam a ser distribuídas, às 7h. Eles vieram acompanhados dos vizinhos,  todos proprietários de um lote no Conjunto Palmeiras, para buscar informações sobre como ingressar com o pedido de usucapião. “Compramos esse lote há mais de 8 anos. Agora apareceu uma pessoa alegando ser dono de todo terreno, inclusive da nossa terra. Esperamos que a Defensoria Pública nos ajude a resolver esse problema e nos esclareça sobre nossos direitos”, ponderou Francisca Barbosa.

Já a auxiliar de serviços gerais Lucélia Maciel Siqueira, que está desempregada no momento, veio para dar entrada no pedido de alimentos e divórcio: “Busquei a Defensoria porque não tenho condições de pagar um advogado e tenho esperanças de resolver isso logo, principalmente regularizar a pensão do meu filho”, conclui.

Entre os casos mais comuns atendidos pela Defensoria Pública, estiveram questões envolvendo família, defesa do consumidor e saúde.

Como funcionam os atendimentos

O atendimento no Núcleo Central de Atendimento (NCA) funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com distribuição de senhas a partir das 7 horas da manhã até as 14. Nove guichês realizam a triagem dos processos e depois encaminham, de acordo com a necessidade, para outros setores de atendimento como o serviço social, ofício, petição inicial e racionalização de atendimentos, além dos núcleos especializados: Núcleo de Defesa do Consumidor, Núcleo do Idoso, Núcleo da Conciliação, Núcleo de Defesa da Saúde – NUDESA, Núcleo de Atendimento Jurídico Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei – NUAJA, Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Núcleo de Habitação e Moradia, Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – NUDEM, Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório – NUAPP, Núcleo Especializado em Execuções Penais – NUDEP, Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude – NADIJ.

 

Endereço Núcleo Central de Atendimento
Rua Nelson Studart s/n
Bairro: Engenheiro Luciano Cavalcante
Tel. 85. 3194.5020

Conheça o Alô Defensoria 129

Para ter informações sobre os serviços, a Defensoria Pública possui um número telefônico gratuito que funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O objetivo é oferecer orientações e informações sobre a documentação necessária e locais de atendimento. O número é 129 e as ligações podem ser feitas apenas de telefones fixo ou público.