Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dia “D” de vacinação contra gripe e sarampo será realizado no próximo dia 2 de junho na sede da Defensoria Pública do Ceará

Publicado em

Na próxima terça feira, 2 de junho, das 9h às 16h, será realizado na Defensoria Pública do Ceará o Dia “D” de vacinação contra a gripe e sarampo. A aplicação das vacinas será feita por profissionais da Coordenação Municipal de Imunização da Secretaria Executiva Regional IV no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da DPGE (Av. Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante). Serão disponibilizadas 200 doses das vacinas para defensores e demais colaboradores da DPGE.

Os critérios para vacinação são os seguintes:

Vacina contra o sarampo: Todas as pessoas de 5 a 29 devem ser vacinadas (mesmo que já tenham sido imunizadas em anos anteriores), com exceção das pessoas que já se vacinaram a partir do dia 18/03 do presente ano. As pessoas de 30 a 49 anos também podem estar recebendo a vacina, caso não tenham sido imunizadas anteriormente.

Vacina contra influenza: Não deverão se vacinar as pessoas que já receberam a vacina este ano, as pessoas com alergia severa à proteína do ovo, isto é, aquelas que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de ter ingerido o alimento e as que tiveram febre até um dia antes da vacinação.

É importante lembrar que quem se vacinou no ano anterior precisa tomar nova dose, pois a imunidade contra a gripe dura até um ano após a vacina.
Quanto a vacina contra sarampo, não há inconveniente em tomar a vacina se a pessoa não lembrar de ter tomado anteriormente ou ter tomado apenas uma dose.

 

Saiba mais sobre a gripe e o sarampo

O vírus influenza, que causa febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é transmitido através do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou por meio de mãos ou objetos contaminados quando entram em contato com os olhos, boca, nariz. A vacina protege contra os três subtipos de vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Os sintomas, além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves do sarampo.

 

Serviço:

Dia “D” de vacinação contra a gripe e sarampo

Dia: 2 de junho de 2015

Local: Auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da DPGE (Av. Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante).
Hora: de 9h às 16h