Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE inicia Curso de Mediação para mediadores comunitários

Publicado em

cursosMediacao

“A mediação é uma maneira de dar voz àqueles que estão em qualquer tipo de conflito, além de resolver, de forma pacífica, demandas que não precisam ser judicializadas. Mas, antes de tudo, a mediação me faz ser ferramenta dentro da minha comunidade e não há alegria maior que essa”, falou a dona de casa Albetisa Ester, de 44 anos, no primeiro dia curso intensivo de Formação de Mediadores Comunitários para atuação em diversos núcleos da Defensoria Pública, realizado na Sede da instituição. O curso terá carga horária de 26hrs/aula, sendo 18h de aulas teóricas e 8h/a de aulas práticas.

O evento foi aberto pela defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Roberta Quaranta, que reiterou a importância do curso na formação do senso de cidadania de cada um. “Fico muito feliz em saber que o curso ajudará a formar e fortalecer parcerias com a população cearense. Sairão daqui pessoas melhores e mais capacitadas para lidar com diversas situações do cotidiano”, destaca.

A primeira parte do módulo se deu com a apresentação da defensora pública e assessora de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, Michele Camelo, sobre a missão e a visão da Defensoria Pública. Além disso, Michele apresentou os núcleos especializados da instituição e destacou o trabalho de mediação como sendo um fator determinante na consolidação da resolução de conflitos. “É na perspectiva de trazer a mediação para a vida de cada um, que a Defensoria Pública do Estado do Ceará está lançando esse projeto para que possamos dar folego à mediação comunitária. O curso, inicialmente, tinha a intenção de somente capacitar os mediadores que viriam para a Defensoria, mas decidimos abrir para o público para que vocês conheçam o que é a Defensoria Pública”, explicou.

O curso foi aberto ao público geral pois a técnica de mediação traz benefícios que vão além da prática na instituição. A estudante de Pedagogia do 3 semestre, Nancy Goes Oliveira, está participando pela primeira vez de um curso de mediação e a seu maior interesse é de melhorar a sua comunicação. “Eu ainda não estou estagiando, mas sei que irei lidar, no âmbito escolar, com pessoas que pensam de diferentes formas, seja os pais ou as crianças. Eu vejo o curso como uma forma de capacitação e aprimoramento do meu currículo e de uma forma ou de outra, estou esperançosa que vou ganhar e aprender muito nos próximos dias”, destaca.

A segunda parte do módulo contou com a palestra da defensora pública Amélia Rocha e o tema abordado foi “Educação em Direitos como instrumento de acesso à justiça”. No momento, foi abordada a aplicabilidade do direito no contexto da mediação. “Todos nós, aqueles que têm ou não  formação jurídica, têm senso de justiça. O direito, em sua totalidade, é um instrumento para levar ao justo, ele é veículo. O nosso objetivo aqui é facilitar o caminho à justiça”, explica a defensora.

Amélia falou ainda sobre a utilidade de se conhecer o direito, afirmando ser uma forma de trazer mais alternativas quanto às resoluções de diversos problemas que podem ser enfrentados durante a mediação. Outra questão abordada foi a possibilidade da construção destes direitos no momento da conversa. “A educação em direitos passa pelo processo de tradução dos mesmos e a mediação tem o aspecto de descoberta e construção mútua destes direitos”, destaca.

Por fim, foi aberto o momento para perguntas dos 52 participantes. Foram abordadas questões como pensão alimentícia, violência doméstica e Maria da Penha, direito do consumidor e posse. O evento continua durante esta e a próxima semana, durante os dias 30 e 31 de maio e nos dias 01, 02, 03, 06 e 07 de junho.

Confira a programação:

PROGRAMA DO CURSO

24/05/16 Horário: 13h as 17h.

Módulo 1 – A Defensoria Pública e seu Papel Social (4h/a)
1.1  Apresentação geral da instituição
1.2  Educação em Direitos.

25/05/16 Horário: 13h as 17h.

Módulo 2 –  Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz (2h/a)

30/05/16 Horário: 13h as 17h.

Módulo3 – O Conflito (2h/a)
3.1 os conflitos e as relações sociais
3.2 causas dos conflitos
3. 3 peculiaridades da solução de conflitos por meio da mediação
3.3.1 o conflito como algo inerente ao ser humano
3.3.2 conflitos aparente (posições)s e conflitos reais (interesses/necessidades)

Módulo 4 – A Comunicação Humana (2h/a)
4.1 comunicação verbal e comunicação não-verbal
4.2 comunicação positiva para um relacionamento construtivo
4.3 comunicação não violenta

31/05/16 Horário: 13h as 17h.

Módulo 5 – Técnicas de Mediação de Conflitos (4h/a)
5.1 pré-mediação
5.2 etapas do processo de mediação
5.3 o ambiente da mediação

01/06/16 Horário: 13h as 17h.

Módulo 6 –  continuação de Técnicas de Mediação de Conflitos (2h/a)
6.4 técnicas utilizadas no processo de mediação de conflitos
6.4.1 a importância da escuta ativa
6.4.2 validação dos sentimentos/empatia
6.4.3 resumo colaborativo/ anotações
6.4.4 reuniões privadas (caucus)
6.4.5 perguntas

Módulo 7 – Mediação Comunitária (2h/a)
7.1 origens. pressupostos. conceito.
7.2 princípios
7.3 objetivos
7.4 o mediador comunitário
7.1.1 abordagem dos conflitos interpessoais no âmbito comunitário
7.1.2 a importância da capacitação continuada dos mediadores
7.1.3 código de ética

02 e 03/06/16 Horário: 13h as 17h.
Grupo 1

Módulo 8 – Simulações, estudos de casos e role-play (8h/a)
8.1 a prática da Mediação Comunitária
Encerramento e entrega de certificados

06 e 07/06/16 Horário: 13h as 17h.
Grupo 2

Módulo 8 – Simulações, estudos de casos e role-play (8h/a)
8.1 a prática da Mediação Comunitária
Encerramento e entrega de certificados