Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE realiza capacitação para colaboradores do Sistema de Transporte Urbano e Intermunicipal‏

Publicado em

DSC_0120 A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou ontem, 16, a capacitação em direitos dos idosos para os instrutores e operadores do Sistema de Transporte Urbano e Intermunicipal, na sede do Sindiônibus. O momento contou com a palestra das defensoras públicas do Núcleo do Idoso, Sâmia Costa e Beatriz Fonteles, e pode reunir cerca de 70 pessoas, entre elas monitores, instrutores, coordenadores, assistentes sociais, psicólogos e profissionais de Recursos Humanos das empresas de transporte do Estado. A palestra faz parte da campanha Idosos Primeiro da Defensoria Pública em parceria com Sindiônibus e Sinterônibus.

“O nosso objetivo é de, juntamente com o conhecimento do Estatuto do Idoso, prover uma educação em direitos desta equipe, de modo a destacar o papel deles como ferramenta na efetivação dos direitos dos idosos”, explica a defensora do Núcleo do Idoso, Sâmia Costa. O evento abordou temas que envolviam o Estatuto do Idoso, tais como prevenção de acidentes nos ônibus, questões como embarque e desembarque durante os trajeto, gratuidade nas viagens e assentos especiais. “É importante sensibilizar os DSC_0086condutores e aqueles que lidam diariamente com os idosos para que estejam atentos às necessidades deles”, diz Beatriz.

Para o instrutor e motorista, Leonardo Ribeiro, a “palestra trata de um assunto importante que é a mobilidade do idoso. Eles possuem uma grande dificuldade de subir até o último degrau do ônibus e cabe ao motorista ter essa consciência e colocar o ônibus cada vez mais perto da calçada. O ideal é que todos participem dessas palestras e venham aprender a fazer a coisa certa”, disse. Para Stênio Filho, auxiliar de tráfego, o momento serviu para destacar a importância do cuidado com os idosos. “É muito importante para a gente ter esse conhecimento. Algumas empresas já realizam esse tipo de trabalho de conscientização, mas essa palestra é um conhecimento a mais e acho super importante ações como esta”. Durante os próximos meses, as defensoras públicas visitarão as garagens das empresas, ampliando as capacitações e reforçando o míster da Defensoria Pública que é o trabalho na educação em direitos da população em situação de vulnerabilidade.

No dia 24 de junho, acontece mais uma ação da campanha Idosos Primeiro, com atendimento que ocorrerá, às 14h, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, com orientação jurídica, atendimentos em saúde e emissão do cartão do idoso.