Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Fortaleza recebe a 3a edição do Orçamento Participativo da Defensoria neste sábado

Publicado em

OP Fortaleza SITEA Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realiza a penúltima audiência pública do Orçamento Participativo (OP), durante este sábado (16), a partir das 8h30min, no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), localizado na Avenida Osório de Paiva, 5623, no bairro Canindezinho. O momento permite que a população registre as sugestões acerca das atividades implementadas pela Defensoria no ano de 2019, bem como as principais necessidades da população da capital para a garantia de direitos.

A Defensoria Pública é a primeira entidade do sistema de justiça do Ceará que permite a abertura do seu orçamento para a participação popular, prática reconhecida pelo Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública. Conforme a defensora pública geral Mariana Lobo afirma, a Defensoria busca aproximar-se cada vez da população a quem precisa de assistência jurídica integral e gratuita. “A população, destinatária dos nossos serviços, pode mais uma vez apontar onde estão as principais áreas a serem fortalecidas, destacar as deficiências no acesso aos direitos fundamentais e reforçar o trabalho dos defensores, que são vetores de cidadania e garantia de direitos de quem mais precisa”, ressalta.

A defensora pública e assessora de relacionamento institucional, Amélia Rocha, explica a importância do momento. “É sempre muito prazeroso esse contato direto com a população, onde temos a oportunidade de ouvi-los e nos desafiarmos a cumprir cada vez mais o que tem sido demandado a nós, afinal, vem deles e é para eles que desempenhamos nosso trabalho”.

Nos anos de 2016 e 2017, as audiências do Orçamento Participativo somaram cerca de cinco mil pessoas presentes. Projetos como o Defensoria em Movimento, os Plantões de Defensoria nos fins de semana e a implantação do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) na região do Cariri são resultados dos encontros com a participação popular. Já neste ano de 2018, o ciclo de audiências passou por cidades, como Canindé (27/04), Limoeiro do Norte (11/05), Barbalha (25/05) e Tianguá (08/06). “O III Orçamento Participativo da Defensoria estimula o exercício da cidadania e o compromisso da população com o bem público. Por outro lado, auxilia o fortalecimento da autonomia da Defensoria Pública, reflete os anseios da população, legitima aportes orçamentários e nos permita ampliar o trabalho dos defensores públicos”, declara a defensora pública geral Mariana Lobo.

 

Serviço:

III Orçamento Participativo da Defensoria Pública em Fortaleza

Data: 16/06/2018

Horário: 8h30min

Local: Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS)

Endereço: Avenida Osório de Paiva, 2653 – Bairro Canindezinho.