Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Novos defensores do Amapá terão curso de formação com ouvidora do Ceará

Publicado em

DSC_0820

A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a convite da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), irá participar do Curso de Formação dos primeiros 40 defensores e defensoras do Estado do Amapá. O objetivo é promover o debate acerca da participação da sociedade civil na Defensoria Pública.

“Será apresentado o trabalho realizado no Ceará, com foco na questão do Orçamento Participativo, como também a pesquisa da Ouvidoria feita com a população. Ainda, falaremos um pouco da importância da criação dos conselhos, a exemplo do grupo operativo que há na Bahia, que fomenta a participação da sociedade civil no interior do Estado. Traremos um pouco do cenário de luta dos movimentos sociais a nível nacional e a relação com as pautas da Defensoria”, explica a ouvidora externa da Defensoria do Ceará, Merilane Coelho.

A capacitação visa ao preparo para o ingresso na carreira, como também apresentar aos profissionais os temas mais recorrentes da atividade-fim do defensor. “A grande expectativa é que a Defensoria do Amapá acolha o modelo de ouvidoria externa, promova o debate com a sociedade civil do Estado e crie sua lei estadual e sua ouvidoria externa. Que o modelo adotado pelo Amapá esteja concernente aos modelos adotados pelas outras ouvidorias e que ele impulsione uma maior participação da sociedade civil de forma democrática”, reforça Merilane Coelho.

Amapá – O dia 25 de março de 2019 ficou marcado na história da Defensoria Pública, com a posse dos 40 primeiras defensoras e defensores públicos concursados do Estado do Amapá. Dos 26 estados e Distrito Federal, apenas a Defensoria Pública do Estado do Amapá não apresentava um quadro de defensores públicos concursados desde sua criação.