Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Núcleo de Defesa do Consumidor reforça os direitos dos estudantes de escolas particulares em período de matrículas escolares

Publicado em

IMG_1499

Começo de ano é um período marcado não só pelo começo de um ciclo escolar, mas também pelas matrículas em instituições de ensino, reajuste dos preços e também pela transferência de alunos para outras escolas ou universidades. No entanto, é bastante recorrente alguns estabelecimentos de ensino, principalmente escolas particulares, reterem documentos acadêmicos e certificados de conclusão por inadimplência dos pais ou responsáveis pelo aluno, contradizendo o que diz a Lei 9.870/1999, em seu artigo sexto, “são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento”.

O defensor Alfredo Jorge Homsi Neto ressalta que a procura do Núcleo do Consumidor da Defensoria não foi tão alta em relação a situações envolvendo escolas, no entanto, não é raro as queixas, sobretudo do interior, e os pedidos de orientações para resolver casos similares. Tanto que, em novembro de 2018, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Ceará encaminhou a Recomendação n° 002/2018 ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE) com objetivo de evitar práticas abusivas durante este período de término do ano letivo e abertura do período de matrículas. Elaborada após a divulgação de uma nota técnica da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, a Recomendação faz  esclarecimentos no intuito de regular os serviços prestados.

Reter documentos, caso o aluno ou responsáveis não consigam quitar os débitos, é prática ilegal ainda de acordo com o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. “Caso ele (o estudante) esteja em término de curso, não pode ter impedida a emissão de seu diploma, certificado de conclusão ou de um documento de transferência para que ele possa procurar um espaço em outra instituição”, ratifica o defensor.

Outro problema bastante frequente desse período é a cobrança de taxas e serviços feita de forma indevida ou além do que está presente no contrato que se estabelece entre o aluno e a instituição. Anna Karolina Bezerra, estudante em uma universidade particular, procurou o Nudecon na Defensoria Pública do Ceará. Recentemente, ela ficou desempregada e deu entrada em um seguro para garantir sua permanência na instituição, no entanto, deram a ela o prazo de 15 dias para quitar suas dívidas, e agora ela corre o risco de ficar sem cursar o semestre de 2019.1. “Não é a primeira vez que isso acontece, já fui prejudicada lá centenas de vezes. Da 1ª vez cortaram meu FIES e não me fizeram nenhum comunicado, estudei um semestre inteiro depois descobri que tive que trancar a faculdade”, desabafa. O defensor explica que “muitos alunos e responsáveis desconhecem seus direitos e se submetem a essas situações, mas é sempre bom procurar orientação jurídica”. O Nudecon orienta aos consumidores sobre os seus direitos e busca promover o acordo entre as partes ou as devidas ações cabíveis, em prol de que sejam asseguradas as proteções do Código de Defesa do Consumidor.

Serviço:
Núcleo de Defesa do Consumidor – Nudecon
Avenida Pinto Bandeira, nº 499, Engenheiro Luciano Cavalcante.
(85) 3101.3423
Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública
Rua Nelson Studart, S/N, bairro Luciano Cavalcante