Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores participam de ato que reivindica a abertura da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza

Publicado em

casa-da-mulher-08

O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE) participa na segunda-feira, dia 7, do primeiro ato público para reivindicar a abertura e o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza. A ação será realizada a partir das 8h na data em que se comemora 11 anos da Lei Maria da Penha. Na programação está previsto um abraço coletivo na Casa da Mulher Brasileira e os defensores públicos do Nudem farão o atendimento e orientação jurídica à população.

O equipamento federal, embora esteja com as obras conclusas, sofre com uma indefinição de seu destino, bem como data de funcionamento. Segundo a defensora pública Jeritza Braga Rocha, supervisora do Nudem, a inauguração da Casa da Mulher é muito esperada e não pode mais ficar sem posicionamento do Governo Federal quanto a política. “Esse equipamento é imprescindível para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Fortaleza. Todas as autoridades do sistema de justiça que atuam contra a violência doméstica, os movimentos de mulheres, representantes das delegacias, equipe da Perícia Forense, vereadoras e deputados comparecerão para cobrar a abertura desse equipamento tão importante”, comenta a defensora pública.

A Casa da Mulher Brasileira do Ceará integrará no mesmo espaço os serviços do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública, a Delegacia de Defesa da Mulher, o Juizado da Mulher, o Ministério Público, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, programas que visem a promoção de autonomia econômica e brinquedoteca para as crianças que acompanharem as mães no atendimento. A unidade é a quarta do gênero no Brasil, fruto de parceria da União com o Governo do Ceará, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres,  que terá profissionais de diversas instituições, como Defensoria Pública, Poder Judiciário, Delegacia da Mulher, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil. A equipe técnica multidisciplinar será formada por profissionais como psicólogos e assistentes sociais.