Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nudesa consegue assegurar direito a insumos de saúde a moradores de Itapajé

Publicado em

WhatsApp Image 2018-05-29 at 10.37.39O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Estado do Ceará fez valer o direito de pacientes, moradores do interior, em situação crítica de saúde que necessitavam de insumos especiais fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado. Em menos de um mês após a judicialização, a liminar foi concedida e tem intuito de beneficiar  cinco famílias de Itapajé que possuem quadros agravados de câncer, encefalopatia crônica, hidrocefalia e paralisia infantil.

A enfermeira Virlene Cordeiro, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), atende às famílias há algum tempo. Vendo a precariedade da alimentação e que isso piorava o quadro delas de saúde, a enfermeira ligou para o Alô Defensoria, no número 129, e explicou a situação para as atendentes. “Eu queria descobrir qual a documentação necessária para que eles conseguissem as fórmulas para alimentação de forma judicial. No SAD temos uma nutricionista que fez todos os laudos necessários e consegui reunir tudo que elas precisavam para solicitar os insumos com uma ação judicial da Defensoria”, explica.

Ela e o médico da cidade, Bruno Gomes, solicitaram um transporte à Secretaria de Saúde do Município e, no dia 27 de abril, vieram ao Nudesa juntamente com curadores dos pacientes. “Chegamos lá e as fichas de atendimento já estavam esgotadas por causa da hora, mas, mesmo assim, fomos atendidos, porque viram nossa urgência”, explica a enfermeira. No dia 22 de maio, a enfermeira retornou à Fortaleza para agradecer a atuação do Núcleo. Ela havia recebido a ligação da Secretaria da Saúde, informando que já poderia buscar as fórmulas para entregar às famílias. “Fiquei bastante surpresa, em um mês a liminar saiu, e eu já retornei à Itapajé com o equivalente a três meses de alimentação”, alegra-se.

O defensor público atuante no Nudesa, Francisco Torres, explica que, desde o início, prezou por um atendimento sensível às demandas de cada família e, principalmente, pelo esforço tomado para solucionar o problema. “Em função da necessidade destas famílias, buscamos um resultado efetivo para a demanda de cada um, sendo assim focamos no início do processo: em um peticionamento de excelência que faz com que o juiz analise da melhor forma possível. Exigimos laudos e documentações que fazem com que o processo seja claro para quem vai analisá-lo. Temos sempre a preocupação de entender a ação tal qual o juiz irá analisar, para que ele tenha a tranquilidade de decidir da melhor forma”, ressalta.

“É difícil não ficar emocionada nesse caso, porque o trabalho dos dois profissionais de saúde foi excepcional pela garantia dessa alimentação. Eles pararam tudo que faziam para poder ajudar essas famílias. Ver o resultado desta parceria com o Nudesa, é saber que vale a pena e agradeço ao comprometimento de toda a equipe do Núcleo”, orgulha-se a defensora pública e supervisora do Nudesa, Karinne Matos.