Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Ouvidoria promove escuta da comunidade em Acaraú

Publicado em

WhatsApp Image 2018-10-25 at 17.16.32(1)

Cerca de 40 pessoas da comunidade Curral Velho, de Acaraú, tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o defensor público Martônio Pessoa e a ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, nesta quinta-feira, 25. O objetivo do encontro foi tratar de questões ambientais que a comunidade enfrenta e foi uma solicitação dos integrantes da Associação Comunitária de Moradores do Curral Velho.

WhatsApp Image 2018-10-25 at 17.16.31“Esta unidade enfrenta, há algum tempo, algumas questões ambientais graves, como devastação dos mangues, destruição das dunas, por conta que alguns moradores vendem as suas terras para pessoas de fora que acabam sem preservar o território, que é de preservação ambiental”, explica a ouvidora da Defensoria, Merilane Coelho. Outra preocupação levantada foi a respeito do fechamento das vias de passagem utilizadas pela população, “pois eles relatam que prejudica o acesso à sua principal atividade que é a pesca”, relata Merilane Coelho. Ainda, segundo os moradores e componentes da Associação, existe uma expansão da carcinicultura que querem comprar a área dos moradores.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve presente para promover a educação em direitos, explicando mais sobre os direitos fundamentais de todos. “Apresentamos a sistemática de atendimento da Defensoria Pública e nos colocamos totalmente a disposição da comunidade, principalmente, no acompanhamento de processos que a comunidade tem junto ao Fórum”, explica o defensor público Martônio Pessoa.

Os encaminhamentos realizados a partir da roda de conversa foram: a presidência da Associação de Moradores da Comunidade Curral Velho fará um levantamento acerca de demandas que possam ser orientadas pela Defensoria Pública e esta relação será passada para a Ouvidoria. “Em uma próxima reunião para educação em direitos será marcada para tratar as áreas de proteção ambiental dessas comunidades próximas ao mar, visando a preservação ambiental”, pondera Merilane Coelho.