Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza solenidade de transmissão de cargo da Ouvidoria nesta segunda-feira (26)

Publicado em

ouvidoria

A Defensoria Pública do Estado do Ceará fará a solenidade de transmissão de cargo da atual ouvidora Merilane Pires Coelho para Antônia Mendes de Araújo, ouvidora eleita para o biênio 2019/2020, nesta segunda-feira, 26 de agosto, às 15 horas, no auditório da sede da Instituição – Avenida Pinto Bandeira, 1111 – bairro Luciano Cavalcante. A solenidade é aberta a participação pública, sendo a Ouvidoria o canal da sociedade civil dentro da instituição.

A defensora pública geral Mariana Lobo destaca a importância deste diálogo com a sociedade civil por meio da Ouvidoria.  “A presença da Ouvidoria amplia nossa visão, enquanto defensores públicos, e nos ajuda a orientar e seguir cada vez mais em busca de um serviço público eficaz e eficiente. É o contato diário com os problemas, é a busca pelo diálogo e o debate interno e externo da importância de nossa atuação. A Ouvidoria é muito mais que um ouvinte de problemas e reclamações, é a nossa parceira na elaboração de projetos da instituição que visam transformar vidas e asseguram direitos”, disse.

A empossada Antônia Araújo é formada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e especialista em Geografia e Meio Ambiente também pela URCA. Natural de Altaneira, na região do Cariri, Antônia começou sua atividade junto aos movimentos sociais atuando no Conselho de Direitos das Mulheres no Crato e integrando à equipe da Casa Lilás, uma entidade comprometida com a defesa das mulheres em situação de violência. Em 2005, coordenou o projeto “Novo Mundo é Possível – Mulheres pelo Fim da Violência”, criado em decorrência de altos índices de violência sexual no Parque Santana, em Fortaleza. “Criamos uma rede de atendimento às mulheres que dialogavam entre si e eu fazia essa intermediação para que essas demandas fossem de fato ouvidas e acolhidas pelos órgãos estaduais e pelo poder público”, explica.

Além destas experiências, soma-se ao ativismo dos movimentos de luta pela preservação do meio ambiente, pela Reforma Agrária, pelos direitos das comunidades quilombolas, pesqueiras, indígenas, ciganas e de terreiro. “Entendo que esse espaço da Defensoria Pública é riquíssimo para a sociedade civil, super precioso para os mais necessitados e excluídos em tantas áreas do Ceará, é o local que recorremos quando existem os conflitos, seja de natureza individual ou no âmbito coletivo. A nossa ideia é justamente fortalecer mais ainda o vínculo entre a sociedade civil e a Defensoria Pública, oferecendo condições para que as pessoas tenham suporte para buscar socorro nos momentos de necessidade e aflição”, discursou Antônia Mendes, durante a Sessão Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública que escolheu seu nome na lista tríplice, no último dia 14 de agosto.

Saiba Mais – A Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará foi criada em 2010, pela Lei Complementar nº 91, com o objetivo de promover a democracia participativa e o controle social no âmbito da Instituição, assegurando o direito à população cearense de fiscalizar, elogiar, reclamar, sugerir e indicar as suas demandas e prioridades.“A Ouvidoria Geral Externa é uma ferramenta institucional importantíssima para crescermos sem nos perdermos, porque o poder acaba nos distanciando de algumas questões e esse órgão está aqui o tempo todo para nos lembrar a quem nós servimos, a quem nós prestamos e qual é a razão da nossa existência enquanto defensores públicos”, explicou a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Amélia Rocha.