Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública consegue absolvição de réu por clemência, no Crato

Publicado em

clemencia

No último dia 22 de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio da 1ª Defensoria Criminal de Crato, obteve absolvição de um réu com amparo na tese extrajurídica de clemência, tendo o Conselho do Juri deixado de aplicar a pena de prisão, visto que as consequências outras atingiram o réu de forma tão grave que a sanção penal se tornou inócua ou desnecessária.

A denúncia, oferecida em 1993, acusava o indiciado J.G.O. pela prática de homicídio qualificado pela torpeza e pela impossibilidade de defesa à vítima. Ao ser incluído o processo na pauta de júri, o réu foi vítima de atropelamento, sofrendo grave traumatismo craniano.

Instaurado incidente de Insanidade Mental a pedido da defesa, os médicos legistas do Instituto Médico Legal do Núcleo Regional do Cariri concluíram que o acusado tornou-se doente mental incurável, sem perspectiva de restabelecimento.

Durante a sessão do júri, o defensor público José Aníbal de Carvalho Azevedo arguiu a tese defensiva da clemência, entendendo que: “o laudo psiquiátrico, as radiografias, bem como os receituários médicos que prescreviam o uso contínuo de neurolépticos indicavam que as sequelas do acidente automobilístico sofrido pelo réu, não recomendariam sua sujeição a sanção penal privativa de liberdade, não devendo o júri condenar quem já fora condenado por um golpe do destino”, destacou.

O Conselho de Sentença acolheu por quatro votos a zero o argumento da Defensoria Pública, absolvendo o acusado.

A atuação da Defensoria Pública nos processos relativos a crimes dolosos contra a vida visa à garantia da ampla defesa e do contraditório no processo criminal. A instituição é responsável pela maioria das defesas submetidas ao Tribunal do Júri, seja na Capital, seja no interior do Ceará, contribuindo para a regular tramitação dos processos, a garantia da aplicação da lei e a consecução da justiça.