Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Reunião com o prefeito de Fortaleza discute problemas relacionados às moradias vulneráveis da cidade

Publicado em

REUNIÃO PREFEITO

Nesta terça-feira, dia 25 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve reunida com a Prefeitura de Fortaleza para discutir sobre os problemas relacionados às questões de moradia. Participaram do encontro a defensora pública geral, Mariana Lobo, a titular do Núcleo de Habitação e Moradia, Elizabeth Chagas, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a secretaria de infraestrutura de Fortaleza (Seinf), Manuela Nogueira, que discutiu a situação emergencial de áreas críticas, recentemente acompanhadas pelo Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da instituição e a ampliação de programas para esta área.

A defensora pública geral, Mariana Lobo, reforçou o diálogo sempre aberto com a Prefeitura de Fortaleza para criar novas políticas públicas em atenção à população. “A Defensoria vem aqui expor graves problemas que temos enfrentado, realidades novas para a gente e para o poder público, onde precisamos juntos desenhar novas políticas que atendam a estas demandas”, explica a defensora geral. Dentre os pontos discutidos, o Nuham apresentou detalhes de uma vistoria técnica no conjunto habitacional Santa Rita, localizado no bairro Jangurussu, que identificou o comprometimento da estrutura do conjunto habitacional, o que vem preocupando os moradores assistidos pela Defensoria. As famílias que residem nas mais de 90 unidades habitacionais acreditam ainda que a drenagem do local piorou desde o início das obras da avenida Paisagística, que passa próximo a comunidade às margens do rio. Além disso, foi discutido também os problemas de drenagem da rua Álvaro de Alencar, localizada no Pirambu, onde um duplex desabou após uma cratera abrir no cruzamento com a rua Santa Inês. A reunião teve como objetivo apresentar propostas para solucionar as questões.

De acordo com a defensora pública Elizabeth Chagas, titular do Nuham, o diálogo foi extremamente positivo. “Todas as questões que abordamos durante a reunião já haviam sido comunicadas ao poder público por meio de ofício e no encontro iniciamos um diálogo para construirmos novas soluções para a população. Haverá um novo encontro ainda nesta semana para discutimos a inclusão da comunidade Santa Rita no Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), que prevê a urbanização de assentamentos em precariedade. A Defensoria Pública acompanhará de perto todas essas questões e continuaremos debatendo sobre orçamento público voltado para questões de moradia de comunidades assistidas pela instituição”, destaca a defensora.

O prefeito Roberto Cláudio ouviu atentamente os contextos apresentados pela Defensoria, destacou a importância da instituição em estar dando voz a essas pessoas e realizou os encaminhamentos das pautas apresentadas às respectivas secretarias e coordenadorias. Na tarde desta quarta (26), a defensora pública Elizabeth Chagas e e o defensor Lino Fonteles participam da reunião de ampliação do Proinfra.