Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Fortaleza homenageia Defensoria Pública

Publicado em

IMG_0998Na tarde desta segunda-feira (10), defensores públicos estiveram reunidos no Plenário da Câmara dos Vereadores de Fortaleza para Sessão Solene que reconheceu às contribuições realizadas para a sociedade cearense. A sessão solene, requerida pela vereadores Larissa Gaspar, foi uma comemoração ao Dia do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio.

Na ocasião, foram homenageadas a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Estado do Ceará (Adpec). Mariana Lobo e Amélia Rocha, receberam as comendas de homenagens às instituições. Participaram ainda da solenidade o subdefensor geral, Leonardo Antônio de Moura Junior, o assessor de Planejamento e Controle, Samuel Marques, além dos defensores públicos Ana Cristina Soares de Alencar, Elizabeth Chagas, José Lino Fonteles, Francisco Rubens de Lima Júnior e Adriano Leitinho.

IMG_1036Durante seu discurso, a vereadora Larissa Gaspar ressaltou que o reconhecimento da Câmara dos Vereadores à instituição. “Todas as semanas chegam pessoas aqui na casa em situações de vulnerabilidade ou em outras situações de violações de direitos, e muitas vezes demandam uma atuação jurisdicional. É quando procuramos a instituição competente para abraçar a causa dessas pessoas que é a Defensoria Pública. Essa homenagem é uma forma de expressar o nosso reconhecimento e gratidão à instituição que tem uma atuação muito peculiar que é estar perto daquelas pessoas  que mais precisam e veem na defensoria como um único horizonte para salvaguardar os seus direitos” destacou Larissa Gaspar.

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, elencou pontos de avanços ao longo da história da Defensoria como o aumento de 30% de público atendido, as oito sedes inauguradas no interior do Estado e a proximidade com a população durante as audiências do Orçamento Participativo. “Essa homenagem é digna pelo trabalho desenvolvido por todos os 314 defensores públicos do Ceará. O aumento de pessoas beneficiadas só é possível pelo compromisso de todos aqueles que estão dedicados a servir a população”, reforçou Mariana Lobo.IMG_1018

Amélia Soares da Rocha, presidenta da Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Estado do Ceará, comentou que quem realmente precisa da Defensoria Pública é quem entende a real importância do órgão. “Hoje nós temos 150 cargos vagos, cerca de 100 aprovados no último concurso público e sonhos de ampliar  o serviço da Defensoria Pública em outros bairros da capital e nas cidades do interior do Estado, uma vez que apenas 45 dos 184 municípios cearenses contam com Defensoria Pública. É necessário caminhar para que toda cidade do interior tenha um defensor público, pela importância que ele representa na vida da sociedade e pela quantidade de demandas apresentadas”, discursou Amélia Rocha.