Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Vapt Vupt da Messejana ajuda a descentralizar o atendimento da Defensoria Pública

Publicado em

IMG_0595

Dentre as diversas portas de entrada para atendimento da Defensoria Pública em Fortaleza, uma opção para acessar os serviços da instituição é o Vapt Vupt, localizado no bairro Messejana. A Defensoria está presente no equipamento desde 2014, e ao longo de todo esse período já realizou 8.336 atendimentos à população. Só no ano passado, foram contabilizados 2.670 assistidos pela instituição no equipamento.

De acordo com o defensor público Francisco Ivo da Silveira Neto, que atua no local, cerca de 40 pessoas buscam diariamente os serviços da Defensoria. “O que mais temos aqui são demandas relacionadas ao Direito de Família, como guarda, divórcio, pedidos de pensão alimentícia. São sempre pessoas bem carentes, desempregadas, a maioria mulheres que lutam pela garantia dos direitos dos filhos”, esclarece o defensor.

Os atendimentos acontecem desde a triagem dos documentos até a efetivação da petição protocolada. “Atendemos aqui pessoas de todos os bairros, mas a grande maioria reside em Messejana, Jangurussu e São Cristóvão. Mesmo estando em um equipamento vinculado a outro órgão, procuramos fazer aqui o diferencial no atendimento”, complementa o defensor.

Além da assistência jurídica, o Vapt Vupt, de competência estadual, também oferece serviços públicos de 21 órgãos e instituições diferentes do Estado, como emissão de carteira de estudante, solicitação de seguro-desemprego, consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito e o Cadastro Único, que permite a inclusão no programa federal Bolsa Família. O equipamento também está presente no bairro Antônio Bezerra, na capital, e nas cidades de Juazeiro do Norte e Sobral.

No entanto, só há a assistência jurídica da Defensoria Pública no Vapt Vupt da Messejana, pois ainda existem cargos vagos de defensores públicos a serem preenchidos nas outras unidades. “Percebemos diariamente a necessidade de mais defensores públicos para a assistência à população carente do nosso Estado. A Defensoria Pública do Estado do Ceará é o órgão basilar responsável por este serviço, mas a ausência de defensores é um dos gargalos enfrentados pela instituição”, afirma a defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, que aponta que só há defensor em 25% das comarcas.

Serviço
Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública no bairro Messejana
Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – ao lado do terminal de ônibus da Messejana
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Contato: (85) 3218-5200