Defensoria integra o Comitê Social para Fortalecimento da Segurança Pública do Estado
A Defensoria Pública do Ceará integra a formação do Comitê Social para Fortalecimento da Segurança Pública do Estado que teve sua primeira reunião nesta segunda-feira (12/08), com a presença do governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição.
A defensora geral, Samia Farias, esteve presente e enalteceu a iniciativa que visa a integração dos projetos estatais, institucionais, empresariais e da sociedade civil para sobrepor em localidades que estão comprometidas com altos índices de violência. “Essa reunião de forças potencializa as ações, integra as políticas públicas e já ocorre, de certa maneira em diversas ações interinstitucionais que a Defensoria já promove com os parceiros que aqui estão. Agora vemos que a soma destas ações também podem estar direcionadas com o foco de prevenir a violência e ocupar os territórios pensando em diminuir essas vulnerabilidades”, explicou.
Inicialmente, serão discutidos projetos em alguns territórios – com maiores índices de violência apontados os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape. A próxima reunião do Comitê está marcada para setembro, quando serão apresentados projetos e discutidas as parcerias. “O que queremos discutir neste Comitê é uma reflexão conjunta em alguns territórios e realizar parcerias com projetos da sociedade civil para podermos chegar mais fortemente em algumas áreas, alguns territórios”, disse o governador enfatizando as áreas de cultura, emprego, educação, proteção social e direitos humanos.
“Analisando alguns dados, no que diz respeito a territórios e alguns segmentos, chegamos à ideia que temos que partir da premissa que seja o Estado e as entidades da sociedade civil. Todos desenvolvemos algum trabalho de impacto social, em parceria, potencializando os resultados com a população desses territórios”, complementou governador Elmano de Freitas.
Participaram ainda da reunião a vice governadora Jade Romero, secretários das mais diversas pastas estaduais (cultura, segurança, direitos humanos, proteção social, diversidade, juventude, procuradoria estadual, casa civil, desenvolvimento econômico e educação), membros da Assembleia Legislativa do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Unicef, Justiça Federal, Ministério Público do do Ceará (MPCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Acert, Fecomercio e Ministério Público do Trabalho.