Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Aberta ao público, exposição “Todas Somos Uma” fica em cartaz até 10 de setembro na Estação das Artes

Aberta ao público, exposição “Todas Somos Uma” fica em cartaz até 10 de setembro na Estação das Artes

Publicado em

Está oficialmente aberta ao público no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, a exposição “Todas Somos Uma”, promovida pela Defensoria para enaltecer as histórias de 13 mulheres ativistas dos direitos humanos. A cerimônia que marcou o início da mostra aconteceu nessa quinta-feira (10/8) e foi prestigiada pela vice-governadora Jade Romero.

Instalados no hall principal de acesso do equipamento, painéis projetam imagens das homenageadas, contam um pouco da trajetória de cada uma e sugerem ao público, através de um QR Code, a navegação no site oficial da campanha, no qual diversos outros produtos sobre essas mulheres estão disponíveis. A exposição permanece na Estação das Artes até o dia 10 de setembro.

“Temos aqui mulheres que trabalham por mulheres. Que lutam todos os dias. E têm nisso uma causa de vida. São histórias bonitas, que a gente quer que todo mundo conheça porque a gente quer inspirar as pessoas e dizer que vale a pena lutar. É pra gente ressignificar essas lutas e reconhecer esse trabalho desempenhado. Afinal, todas somos uma porque a gente se une em torno de um objetivo, que é diminuir as dores do dia a dia. E a gente é capaz de diminuir a dor uma da outra e de se juntar pra que essas histórias ganhem projeção e inspirem mulheres que estão mais distantes”, afirmou a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas.

 

 

Representando as 13 homenageadas, a presidenta do Instituto Bia Dote de prevenção ao suicídio, psicóloga Lucinaura Diógenes, destacou as trajetórias de cada uma das mulheres do projeto, as quais classificou como “um propósito de vida”. Ela afirmou: “esse projeto trouxe muita visibilidade para essas 13 mulheres terem mais presença dentro do trabalho que fazem. Me sinto muito honrada de fazer parte desse grupo e por representar tantas outras mulheres. Ser homenageada por isso foi surpreendente e maravilhoso.”

À frente também da Secretaria Estadual das Mulheres, Jade Romero enalteceu a importância da ancestralidade feminina. “Nós só chegamos aqui porque outras mulheres vieram antes e tiveram coragem de desbravar universos predominantemente masculinos. Então, é muito bom ver uma ação afirmativa de equidade de gênero num equipamento cultural. Quando a gente fala, a gente inspira. A gente fortalece outras mulheres nessa luta. Porque lugar de mulher, obviamente, é onde a gente quiser”, pontuou a vice-governadora.

Já o secretário executivo da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), Rafael Felismino, ressaltou o quanto uma exposição como a “Todas Somos Uma” denota a importância da Defensoria para além da atuação restrita à demanda judicial, da peça processual. “Essa parceria com a Estação das Artes é muito importante porque a relevância do elo entre os nossos equipamentos e outras instituições. As iniciativas da Defensoria têm nos deixado muito bem impressionados.”

O Complexo Cultural Estação das Artes pertence à Secult e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. O acesso à exposição “Todas Somos Uma”, bem como a toda a programação do espaço, é gratuito e acontece de quinta-feira a sábado, das 12 horas às 22 horas, e no domingo, das 9 horas às 15 horas.

OUTROS LUGARES
Essa é a primeira vez que a exposição ganha versão virtual depois de passar pelo North Shopping, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú, Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), dois campi da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) em Redenção e Câmara Municipal de Acopiara.