Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Assembleia aprova Emenda Constitucional em favor da Defensoria

Assembleia aprova Emenda Constitucional em favor da Defensoria

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (03), 35 deputados estaduais aprovaram a Emenda Constitucional, em favor da Defensoria Pública do Estado do Ceará que altera a base do teto de gastos instituída em 2016. A PEC 06/20, enviada pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, foi lida pelo deputado estadual Evandro Leitão e aprovada por unanimidade e altera a base do teto de gastos, instituída na Emenda Constitucional n.88 que impôs o novo Regime Fiscal no âmbito do orçamento fiscal do Estado. A tramitação em regime de urgência da PEC foi aprovada no dia 19 de novembro pelos deputados presentes no Plenário 13 de Maio. A sessão desta quinta foi a primeira presidida pelo deputado estadual José Sarto, após a eleição como prefeito de Fortaleza.

Estiveram presentes a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, o subdefensor geral Vicente Alfeu, a secretaria executiva da instituição, Flávia Maria Andrade e os defensores públicos Denise Castelo, Sulamita Teixeira, Victor Montenegro, Michele Camelo, Eduardo Villaça, Regis Jereissati, além da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores, Amélia Rocha.

“Esta é uma grande vitória para a Defensoria e para a população do Ceará porque, após profícuo diálogo, foi possível demonstrar a todos os poderes a necessidade de um teto de gastos condizente ao tamanho da instituição. Não há crescimento sem estratégia, temperança e diálogo. Nossa gestão, ao lado da presidência da Associação das Defensoras e dos Defensores do Ceará, vinha dialogando estrategicamente para sanar esta importante questão estrutural, viabilizando uma nova base do teto de gastos para a instituição”, explica.


“A aprovação desta Emenda Constitucional reflete a compreensão técnica e política de todos os poderes sobre a singular situação vivenciada pela instituição e a fundamentalidade da nossa missão para a sociedade”, complementou.
“Com estratégia e harmonia estamos conseguindo reorganizar a realidade fiscal defensorial – premissa estrutural fundamental – , mediante a atuação em diálogo que logra êxitos, mesmo diante da pandemia da COVID-19, evitando qualquer perda econômica aos associados e associadas e abrindo caminhos concretos e lúcidos para nossa consolidação institucional”, apontou Amélia Rocha, presidenta da ADPEC.

Entenda – A PEC da Defensoria foi pauta aprovada na reunião extraordinária do Conselho de Governança Fiscal do Estado, presidida pelo governador Camilo Santana. Uma articulação da Defensoria Geral que teve o objetivo de promover um olhar diferenciado à realidade vivenciada pela Defensoria Pública e muda a base de cálculo do teto da Defensoria, imposto pela Emenda Constitucional 88/2016.

O Conselho de Governança Fiscal, criado em 2018, tem o objetivo de zelar pelo equilíbrio fiscal do Estado, sendo formado pelo Governador, Presidente da Assembleia Legislativa, Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Defensora Pública Geral, Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

A pauta tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa e aprovada por unanimidade em todas as comissões e sessões, em vinte dias.