Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Campanha de adoção de cartinhas de Natal chega também a Ipu

Campanha de adoção de cartinhas de Natal chega também a Ipu

Publicado em

Movidos pelo espírito natalino, a Defensoria Pública do Estado realiza a campanha “Natal Solidário nos Abrigos” que adota cartinhas de crianças em situação de acolhimento. Para dar seguimento em cidades do interior, defensores públicos têm se reunido com outras instituições do sistema de justiça para ampliar essa capilaridade solidária. 

Para arrecadar presentes a adolescentes acolhidos pelo Acolhimento Municipal Espaço Esperança (AME) de Ipu (CE), o defensor Samuel Marques, o juiz Eduardo Girão e o promotor Ítalo Souza se uniram com servidores e estagiários da defensoria pública e promovem nesta quinta-feira (15/12) a entrega dos presentes com direito a participação do Papai Noel. 

A iniciativa solidária agraciará os adolescentes que, em letrinhas miúdas, expressaram seus desejos natalinos: uma bicicleta, uma escova modeladora e uma bola sensorial. O defensor público explica que a ação replica os moldes do que acontece na capital. “Ao visualizar a campanha que a Defensoria já faz tradicionalmente aqui em todos os abrigos de Fortaleza, surgiu a ideia de replicar em Ipu, município onde eu exerço atividade cumulativa. E essa ideia foi muito bem recebida pela coordenadora do Espaço Esperança. Eu a chamei e ela prontamente fez as cartas e ajudou na compra dos presentes também”, relata o defensor. 

Para proporcionar um Natal mais feliz aos jovens do Espaço Esperança, Samuel destacou a união que a Defensoria firmou com os representantes do poder judiciário e do ministério público com no rateio de custos para adquirir os presentes e realizar o momento natalino. “Essa congregação é importante, porque é como se fosse uma representação dos órgãos integrantes do sistema de justiça reconhecendo a importância da campanha para as crianças”, pontua Samuel. 

A coordenadora do acolhimento, Karla Mesquita, se diz muito grata e incentiva que a campanha seja continuada, pois contribui para o desenvolvimento dos acolhidos. “A maioria das crianças e adolescentes acolhidos vêm de uma realidade difícil, de vulnerabilidade, de violação de direitos. Desse modo, a campanha leva muito mais que brinquedos, leva esperança, mostra a importância de serem especiais, motivando esses adolescentes a continuarem realizando seus sonhos”, ressalta. 

O Acolhimento Municipal Espaço Esperança de Ipu acolhe cerca de vinte crianças e adolescentes, entre 0 a 18 anos, em busca de proteção integral e desenvolvimento de sua autonomia.