Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Geral participa de reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid. Governo anuncia novas medidas para conter a propagação do vírus

Defensora Geral participa de reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid. Governo anuncia novas medidas para conter a propagação do vírus

Publicado em

Na tarde desta quinta-feira (21), a Defensoria Pública do Estado do Ceará participou de mais um encontro virtual do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que monitora a evolução da pandemia no Estado, nas questões sanitárias e epidemiológicas. A reunião foi presidida pelo governador do Ceará, Camilo Sobreira Santana, e a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, participou do encontro que traça estratégias de combate ao vírus.

No encontro foram apresentados os índices da Covid-19 em Fortaleza e no interior, que vem apresentando uma rápida evolução chegando a 360 casos/dia e infectando uma parcela mais nova da população entre 20-39 anos. O crescimento pela busca de atendimento na rede de saúde tem preocupado as autoridades. “Esse aumento de casos ao longo das semanas não vinha refletindo na demanda assistencial, na procura pela UPA, hospital, e também não vinha refletindo em óbitos. Porém, na última semana, avaliado pelos técnicos, houve aumento significativo na demanda por assistência, principalmente na Capital”, disse Camilo, que destacou ainda a junção por atendimentos nesse período em virtude das quadra chuvosa que traz outras doenças, como dengue, zika, chikungunya, H1N1.

O governador Camilo Santana anunciou novas medidas de enfrentamento com a ampliação da oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19 e reforçar a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara. Como a maioria dos novos casos está em Fortaleza, o Governo do Ceará está recomendando também que a população evite viagens intermunicipais em transporte público e que evite quaisquer tipos de aglomeração.

Na reunião, o governo adiantou como está buscando a aquisição de vacinas e detalhou as novas medidas de contenção do vírus, que sairão por meio de decreto que sairá hoje. A Secretária Municipal de Saúde informou que os idosos acima de 75 anos serão vacinados em casa. Acredita que em sete dias, Fortaleza completa a primeira parte imunização de todos os idosos em abrigos e asilos. A secretária detalhou que o aplicativo Mais Saúde Fortaleza disporá do agendamento nos postos de vacina montados, assim que tiver a previsão de chegada das as novas doses de vacina.

O Comitê é formado pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Defensoria, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas, Tribunal Regional do Trabalho, MP do Trabalho, OAB, universidades, Aprece, Anvisa, Conselho Estadual de Saúde, Exército, Abin, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, representantes do setor produtivo, Igrejas, imprensa e sindicatos de trabalhadores.