Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sâmia Farias assume Subdefensoria Pública Geral e gestão administrativa será conduzida por três mulheres

Sâmia Farias assume Subdefensoria Pública Geral e gestão administrativa será conduzida por três mulheres

Publicado em

A partir desta terça-feira (23/3), a Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) passa a ter três mulheres nos cargos da gestão administrativa da instituição justamente no mês de março, que marca a luta pelos direitos das mulheres. A defensora Sâmia Farias é a nova subdefensora geral.

A defensora pública assume o cargo em substituição ao defensor Vicente Alfeu Teixeira Mendes, que esteve à frente do cargo por 15 meses, em maior parte durante a primeira fase da pandemia do coronavírus. O defensor diz que se sente honrado por ter aceitado o desafio, e classifica como um período “enriquecedor e desafiador”. “A pandemia fez com que tivéssemos que reinventar a Defensoria. Foi um desafio e continua sendo. Mas com a união da gestão e o apoio dos colegas defensores nós estamos conseguindo superar esses desafios. Por isso, só tenho a agradecer aos colegas pela acolhida e por entenderem a razão da minha saída”, explica Vicente Alfeu.

Vicente Alfeu foi convidado pelo governador do Ceará, Camilo Santana, para dividir o comando da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará, a CGD. “Com quase 18 anos de defensor, nunca exerci cargos no Executivo. Aceitei esse convite porque minha titularidade é a Justiça Militar. Eu lido no dia a dia com a questão. Minha saída da Subdefensoria Geral é, portanto, uma questão de experiência pessoal, porque já estudo sobre isso”, afirma o defensor público.

A nova subdefensora tem experiência de gestão e esteve à frente da Assessoria de Desenvolvimento Institucional e da Secretaria Executiva da DPCE, no último biênio. Ela acredita que o momento é de união e de superação dos desafios da pandemia, que não são poucos. “Estando ciente dos desafios que virão, o meu objetivo é agregar, solidificar avanços até aqui conquistados e continuar buscando diuturnamente o exercício da autonomia defensorial, com a valorização da defensora e do defensor e a prestação de um serviço de excelência, cumprindo o nosso papel constitucional de promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos dos mais vulneráveis”, afirma Sâmia Farias.

Além da nova subdefensora geral, compõem a tríplice feminina da gestão administrativa da DPCE a secretária-executiva da instituição, defensora Flávia Maria de Andrade Lima, e a defensora geral Elizabeth Chagas. “Esse cenário dialoga com a composição da Defensoria como um todo, que é o órgão do Sistema de Justiça cearense com o maior percentual de mulheres enquanto membros efetivos. A chegada da amiga Sâmia Farias é um marco importante, com um teor representativo muito forte, mas acima de tudo que assegura a continuidade das metas do nosso plano de atuação. A particularidade dos tempos atuais exige ainda mais isso de nós, gestoras e defensoras e defensores, porque atravessamos um período de muita dificuldade e vulnerabilidade de quem já é habitualmente vulnerável”, afirma Elizabeth Chagas.

PERFIL
Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais. Ingressou na classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2008, atuando nas cidades de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. É atualmente titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) da capital cearense e Unidade Móvel. Entre 2016 e 2019, ocupou os cargos de Secretária Executiva, Assessora de Desenvolvimento Institucional e Supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. Antes disso, foi diretora da Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec), tendo exercido as funções de 1ª Secretária (biênio 2011/2012) e Diretora de Eventos nos anos de (2013/2014).