Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoras participam da abertura da mostra “O que não nos disseram”, no MIS-CE

Defensoras participam da abertura da mostra “O que não nos disseram”, no MIS-CE

Publicado em

No último sábado (12), as defensoras públicas do Ceará estiveram na abertura da mostra “O Que Não Nos Disseram”, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). O projeto, idealizado pela jornalista Andressa Meireles, tdá destaque a histórias de mulheres por meio da ressignificação e força. A exposição, gratuita, traz retratos e registros audiovisuais de 15 fotógrafas cearenses retratando mulheres que foram vítimas das violências mais diversas.

“O Que Não Nos Disseram” lança luz sobre as diversas formas de violência contra a mulher, abordando não só a agressão física, mas também o abuso psicológico, moral, sexual e patrimonial, previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). A proposta é discutir o tema sob a perspectiva das protagonistas do projeto.

A defensora geral Sâmia Farias fez uma fala que destacou a importância da temática da violência adentrar outros espaços, que não só as delagacias e rede de proteção, alertando para a importância de uma educação não-machista e de garantia de direitos. “Vivas nos queremos. A frase é de urgência. Precisamos estar vivas para estarmos aqui, juntas e lutar por direitos. Mesmo com a Lei Maria da Penha, referência maior pela qual muito lutamos para existir e para que seja diuturnamente cumprida, muitas mulheres cis e trans ainda são vítimas de agressões, violências, abusos e feminicídios. Estar nestes espaços, como o MIS, reforça essa luta e

Estiveram presentes as defensoras Camila Vieira, Thalita Nóbrega e Ana Kelly Nantua, estas duas últimas, titulares do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica (Nudem). O Nudem é a principal porta de entrada da instituição para vítimas de violência doméstica que buscam assistência jurídica. Em Fortaleza, o perfil médio das vítimas aponta para um problema social que também envolve características raciais e de classe. Além de Fortaleza, existe o Nudem no Cariri e atuação no enfrentamento à violência dentro das Casas da Mulher em oito cidades.

A mostra tem 16 retratos gigantes (2,00m x 1,30m) que incorporam obras táteis, audiodescrição, tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos, fruto de uma parceria entre o projeto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Este ano, a exposição audiovisual chegou à sala imersiva do MIS, a fim de ampliar a abrangência e o impacto do debate sobre violência doméstica.

A história de Kaianne  – Luciana e Brenda protagonizam um dos retratos da edição do projeto deste ano trazendo a memória da contadora Kaianne Bezerra Lima Chaves, de 35 anos, assassinada em setembro do ano passado. Mãe e irmã da vítima relatam os impactos do feminicídio aos familiares. Ainda em setembro do último ano, o então esposo de Kaianne, Leonardo Nascimento Chaves, foi preso por suspeita de participação no assassinato. A motivação do crime seria o desejo de obter um seguro de vida no nome da esposa, no valor de R$ 90 mil.

Sancionada em 2015, a Lei nº 13.104 torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas, de 12 a 30 anos. É considerado feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.

Além de Luciana e Brenda, na edição deste ano, Markelly, Rosana, Darciane, Bárbara, Lis, Dayana, Luciana, Danielle, Cinthia, Denise, Maria, Ingrid, Pérola, Salete e Cristiane se encontram em rosto, voz e experiência ao público por meio dos registros audiovisuais.

 

SERVIÇO:

Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – NUDEM

ENDEREÇO: Rua Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira), em Fortaleza

TELEFONES: 129 ou (85) 3499.7986

—-

Exposição “O Que Não Nos Disseram”

Onde: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) – Av. Barão de Studart, 410, Meireles

Período: Em cartaz até 12 de maio de 2024
Funcionamento: Quarta e quinta-feira, de 10h às 18h; e de sexta a domingo, de 13h às 20h.

Acesso gratuito