Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria assina termo de cooperação técnica de implantação da Central de Penas Alternativas em Pacajus

Publicado em

red2-2-1-660x317

Na manhã desta quarta-feira (03/07), a defensora geral Mariana Lobo e o defensor público titular de Pacajus, Rafael Carvalho Gois assinaram o termo de cooperação técnica para implantar a Central de Acompanhamento e Núcleo de Monitoramento das Penas Restritivas de Direitos, vinculados aos Juízos da Comarca de Pacajus. A assinatura do termo ocorreu no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo recebeu o procurador-geral de Justiça do Estado, Plácido Barroso Rios; a defensora pública-geral, Mariana Lobo; o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Luis Mauro Albuquerque; o prefeito de Pacajus Bruno Pereira Figueiredo, o defensor público da cidade, Rafael Gois e o desembargador supervisor do Núcleo de Monitoramento e Fiscalização Carcerário, desembargador Henrique Holanda Silveira.

O termo visa implementar, monitorar e avaliar, no município de Pacajus, as ações de execução das penas e medidas alternativas, possibilitando o enfrentamento da violência e a prevenção da criminalidade de forma integrada com as instituições que compõem o sistema de justiça. “Todo o somatório de esforços é válido para diminuir a superpopulação carcerária e o processo de ressocialização de apenados”, avaliou a defensora geral, Mariana Lobo.  Além disso, com o mesmo município, foi assinado ainda um documento para aprimorar a cobrança de despesas processuais no âmbito das Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária que tramitam no Fórum de Pacajus. A cobrança será feita por meio do pagamento conjunto do Documento de Arrecadação do Município (DAM).

Durante a manhã, uma série de termos de cooperação entre instituições foram ratificados com vistas a capacitar, empregar e contribuir com o processo de ressocialização das pessoas encarceradas. Estiveram no momento ainda a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado José Sarto.

IMG_3165

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3129

 

Com informações TJCE