Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria dará posse a 150 novos estagiários. Curso de formação será online

Defensoria dará posse a 150 novos estagiários. Curso de formação será online

Publicado em

A Defensoria, por meio do Núcleo de Estágio, convocou um grupo de estudantes de Direito aprovados(as) em seleção para atuarem como estagiários e estagiárias da instituição. A posse solene será nesta sexta-feira (30), 14h, com a presença da defensora geral Elizabeth Chagas, transmitida para todos pelo canal do YouTube Defensoria do Ceará. Estão sendo convocados, ao todo, 150 nomes para atuação em Fortaleza e cidades da Região Metropolitana e do Interior. Todos(as) serão bolsistas da Defensoria e reforçarão as atividades de núcleos nas mais diversas áreas.

Durante a posse solene, dois estudantes farão a assinatura, em nome dos demais. Os demais assinam individualmente seus termos de posse entre terça (27) e quinta-feira (29/7), conforme listagem e organização do Núcleo de Estágio divulgados no site. O número de estagiários da instituição chegará ao total de bolsas disponíveis, 270, sendo a primeira vez que o quadro completa na instituição.

“Estamos cumprindo todos os protocolos de segurança e adicionando novos membros à família Defensoria, porque temos certeza que a etapa do estágio é marcante na vida dos estudantes que passam pela DPCE, deixando a semente do direito dos mais vulneráveis ainda mais viva . Assim, evitamos aglomerações e conseguimos fazer os procedimentos com o distanciamento social necessário durante terça, quarta e quinta-feira. Já na sexta, eles serão recepcionados formalmente pela instituição numa solenidade online”, afirma a supervisora do Núcleo de Estágio, defensora Patrícia de Sá Leitão.

Os/as estagiários/as convocados são oriundos tanto da ampla concorrência quanto da política de cotas raciais, implementada pela primeira vez numa seleção da Defensoria. Foram chamados a assumirem os postos todos os cotistas de Fortaleza, além de estudantes negros/as para os núcleos de Caucaia e Aracati.

Conforme definido em edital, os/as estagiários/as estão aptos/as a assumirem os cargos no dia seguinte à assinatura do termo. “Todos os colegas defensores que manifestaram à gestão a necessidade de terem estagiários em seus núcleos vão ser atendidos. Nenhum ficará sem este apoio, que é importante tanto para o estudante, que lida diretamente com o dia a dia do sistema de justiça, quanto para a Defensoria, que conta com mais olhares de defesa dos direitos humanos”, complementa Patrícia.

Se você é um(a) dos(as) convocados(as) e quer consultar o dia e a hora da sua posse, clique aqui.

CURSO DE FORMAÇÃO
Todos/as os/as estagiários/as empossados/as participarão de um curso de formação online promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP). A capacitação está dividida em 13 módulos, cada um com duração de até 15 minutos e com exposições de defensores e defensoras de diversas áreas. O curso inaugura a Plataforma de Ensino à distância, projeto que vem sendo gestado pela instituição para que todos os cursos e seminários fiquem online e disponíveis para todos no site.