Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Comissão de Heteroidentificação entrevista estudantes que disputam vaga em concurso por cota racial

Comissão de Heteroidentificação entrevista estudantes que disputam vaga em concurso por cota racial

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) realiza nesta terça-feira (6/7) as entrevistas com os/as candidatos(as) negros(as) da seleção de estágio em Direito que se inscreveram para ingresso na instituição pela política de cotas raciais. Ao todo, 89 estudantes serão avaliados por uma Comissão de Heteroidentificação.

É a primeira vez nos 24 anos de história da DPCE que algo do tipo acontece. “A comissão foi instituída especificamente para fazer as entrevistas e analisar candidato a candidato, candidata a candidata. Assim, evitamos fraudes e garantimos a lisura de uma política afirmativa fundamental à diversidade étnico-racial do nosso povo, que em maioria é negro mas ainda não está devidamente representado nos espaços de poder”, detalha a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), defensora Patrícia de Sá Leitão.

As entrevistas acontecerão durante todo o dia, com os/as candidatos(as) divididos em grupos e distribuídos em horários diferentes, das 9 horas às 16h40min. A listagem foi divulgada semana passada, no Edital nº 45/2021, e está disponível para consulta pública. Para acessar o documento, clique aqui.

As cotas raciais para negros e negras foram instituídas na Defensoria em novembro de 2020, na passagem do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Por instrução normativa, a defensora geral Elizabeth Chagas determinou que todo concurso e toda seleção da DPCE dali em diante tenha 20% das vagas destinadas a inscritos(as) autodeclarados(as) pretos(as) ou pardos(as). Essa é a classificação racial vigente e aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as), sejam eles cotistas ou não, passarão por um processo de formação coordenado pela ESDP. A etapa é fundamental à ambientação dos(as) estudantes, que vivenciarão de perto a atuação da Defensoria em prol de populações vulneráveis.