Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria dialoga com pais e alunos sobre direitos e responsabilidades previstos no ECA

Defensoria dialoga com pais e alunos sobre direitos e responsabilidades previstos no ECA

Publicado em

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) São Francisco da Cruz, localizada no município de Cruz, no interior do Estado, em parceria com a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), está realizando neste mês de março um momento de conversa com pais e alunos. Os encontros são realizados às terças-feiras, sendo o último na próxima semana, 29/3.

O momento é conduzido pelo defensor público Martônio Brandão, que ressalta a importância do encontro. “Essa parceria é muito importante para que possamos orientar pais e estudantes sobre a questão dos direitos e responsabilidades que todo adolescente deve ter com seus atos, sejam eles infracionais ou não, tudo isso à luz o Estatuto da Criança e do Adolescente”, comenta.

Além disso, a conversa faz um link com o dia a dia dos alunos no colégio através da abordagem de temas como bullying e o uso de drogas no ambiente escolar. “Durante a conversa, sempre tentamos levar em consideração a questão do comportamento dentro de sala de aula, o respeito com os professores e demais colegas. Procuramos sempre deixar claro que todo adolescente é passível de ser penalizado pelos atos infracionais’’, frisou.

A diretora do colégio, professora Gleiciane Freitas, acredita que o momento faz parte de um conjunto de ações para orientar pais e alunos oriundos de diferentes realidades.

“Ter esse momento é de extrema importância, uma vez que competimos com uma realidade muito difícil fora do ambiente escolar no que diz respeito à violência e ao uso de drogas e a nossa escola é formada por jovens de 15 a 17 anos. A escola quer orientar esses pais em relação a responsabilidade deles com esses jovens”, pontua.