Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria lança dia 27/3 programa de educação em direitos para escolas públicas; estudantes serão capacitados em 3 cidades

Defensoria lança dia 27/3 programa de educação em direitos para escolas públicas; estudantes serão capacitados em 3 cidades

Publicado em
Texto: Bruno de Castro
Ilustração: Valdir Marte

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), do Governo do Estado do Ceará, lança no próximo dia 27/3 o projeto Minha Escola Ensina Direitos, iniciativa cujo objetivo é capacitar líderes estudantis sobre direitos, atuando como multiplicadores dessas informações.

O lançamento acontecerá na sede da DPCE, marcando a assinatura de termos de cooperação entre a Defensoria e as Prefeituras de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca, municípios priorizados pelo PReVio entre os dez já atendidos pelo Programa, que atua junto a públicos e territórios vulneráveis através de projetos sociais voltados à prevenção e redução da violência no Ceará.

No projeto Minha Escola Ensina Direitos, defensoras e defensores ministram palestras de educação em direitos para turmas de até vinte alunos. A cada mês, um tema será abordado. Ao todo, 14 escolas das três cidades serão contempladas ao longo do ano. Temas como bullying, direitos da infância, violência doméstica, direitos humanos e segurança pública, além de cidadania, serão abordados e debatidos.

“Entendemos que as escolas são pontos estratégicos para fazermos com que campanhas de interesse público se disseminem. Assim, na sociedade da informação que vivemos, onde se espalham muito e rapidamente diversos conteúdos, precisamos ter um momento de alinhar essas informações com os jovens para transformar isso em conhecimento. É a transformação da informação em algo que possa ser útil e significativo na sua formação cidadã. Enxergamos esses jovens como multiplicadores de direitos, porque eles vão levar esse conhecimento pra dentro de casa, pros vizinhos, pro seio de famílias que, muitas vezes, sequer sabem que têm certos direitos. É um trabalho de base”, afirma a defensora geral Sâmia Farias.

Cinco escolas da capital e cinco de Maranguape serão contempladas. Já Itapipoca terá o programa em quatro unidades de ensino. Em cada uma delas, 20 alunos participarão das formações. “São garotas e garotos já identificadas como lideranças escolares. São uma espécie de influencers dentro daquele universo e vão nos ajudar a promover a educação em direitos, que é uma premissa da Defensoria”, pontua a coordenadora das Defensorias do Interior, Renata Peixoto.

Nove temas serão tratados nos encontros com os/as defensores/as. São eles: atuação da Defensoria; bullying e cyberbullying; abuso sexual; direitos da infância e trabalho infantil; violência de gênero; saúde mental e suicídio; direitos humanos: racismo, xenofobia, homofobia e transfobia e violações contra pessoas com deficiência; direito à defesa: segurança pública e cidadania; e direitos do consumidor: golpes e alertas.

“Essa parceria com a Defensoria é muito importante para afirmar a promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos dos grupos sociais em condição de vulnerabilidade. A escola é um espaço estratégico para a construção de relações mais humanas e pacíficas. Portanto, debater e prevenir comportamentos violentos relacionados ao bullying, homofobia e transfobia, por exemplo, formando lideranças juvenis como agentes multiplicadores, é fundamental para contribuir com o processo de pacificação das relações sociais nas escolas”, afirma a assessora de prevenção à violência do Governo do Estado, Carla da Escóssia.

SERVIÇO
ASSINATURA DE TERMO DO PROGRAMA “MINHA ESCOLA ENSINA DIREITOS”
QUANDO: 27 de março, às 14 horas.
ONDE: auditório da Defensoria Pública do Ceará (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, em Fortaleza).