Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria integra projeto que protege as mulheres do Sistema de Justiça da violência de gênero

Defensoria integra projeto que protege as mulheres do Sistema de Justiça da violência de gênero

Publicado em

Texto e foto : Amanda Sobreira

A Defensoria Pública do Ceará passa a integrar o projeto “Justiça pela Mulher da Justiça”, uma das estratégias do Programa de Fortalecimento do Enfrentamento da Violência Doméstica, promovido em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Pelo programa, haverá a realização de palestras, campanhas e rodas de conversas para acolher as mulheres, que são membros do sistema de justiça, servidoras, colaboradoras e estagiárias. Estruturado em três eixos, visa a prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência contra o público feminino.

Surge em resposta a Recomendação nº 102/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da criação de protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento à violência contra a mulher. No âmbito da Defensoria, em 2023, uma comissão de combate ao assédio foi criada e segue em atuação. Saiba mais clicando aqui https://www.defensoria.ce.def.br/wp-content/uploads/2024/01/cartilha-ass%C3%A9dio-2.pdf

Para o subdefensor geral do Ceará, Leandro Bessa, a iniciativa garante o acompanhamento integral às mulheres, caso os crimes aconteçam. “A ideia é que seja formulado um acordo de cooperação técnica entre várias instituições para que haja proteção das mulheres integrantes do sistema de justiça. Assim, a gente poderá capilarizar o atendimento e assistência multidisciplinar à mulher, principalmente no que diz respeito à capacitação, à produção de normas protetivas e também no suporte a essas mulheres em toda amplitude que abrange as demandas relativas à violência”, ressalta o defensor público.

O projeto “Justiça pela Mulher da Justiça” é um braço que amplia um programa criado há um ano na comarca de Maracanaú. A assessora do projeto, Karoline Freire, explica que, desde fevereiro de 2023, a comarca trabalha iniciativas que resgatam a autoestima e possibilitam a independência das vítimas de violência, além de acompanhar também os agressores. “Infelizmente é um tema que atinge todas as mulheres. A gente veio conversar especificamente sobre o ‘Justiça pela Mulher da Justiça’, sobre essa possibilidade de parcerias, saber o que cada unidade pode contribuir para lançarmos o projeto ainda no mês de maio”.

Integram o projeto, a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Procuradoria da Mulher, o TJCE, a Defensoria Pública do Ceará, a Procuradoria Geral do Estado e a Justiça Federal.