Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de 20° encontro do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Publicado em

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, participou da 20a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, na tarde desta quinta-feira (30). O grupo, que integra outras 25 instituições, foi criado em março pelo governador Camilo Santana e se reúne semanalmente para avaliar o quadro do novo vírus no Estado e traçar ações de combate.

Na ocasião, foram discutidos os índices da capital e do interior com a análise permanente e avaliação dos números para a tomada de decisão. Fortaleza segue na quarta fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas, mas alguns setores ainda não foram autorizados a reabrirem, como bares, escolas, universidades, eventos e cinemas. O próximo decreto trará novas regras para o funcionamento dessas atividades.

O governador apresentou os dados e estudos epidemiológicos com os número de internações e óbitos no Estado. “Minha determinação desde o início da pandemia é a transparência com os números e com os gastos que o Estado tem feito com pessoal, equipamentos, respiradores, UTIs. E nós fomos reconhecidos pela transparência internacional com nota máxima”, afirmou.

A Defensoria Pública do Estado participa das reuniões do grupo gestor para discutir sobre a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares do Ceará. A instituição tem pontuado sobre a preocupação de paridade entre os estabelecimentos públicos e privados, além de ouvir o diagnóstico sanitário de cada município.

A defensora Elizabeth Chagas destacou que o sistema de justiça já iniciou de forma gradual a reabertura das atividades, mas isso respeita as características e particularidades de cada instituição. “Estamos nos preparando para neste mês de agosto iniciar a primeira fase do nosso plano de retomada, mas ainda vamos manter o atendimento remoto em todos os órgãos de atuação da Defensoria Pública. Não é o momento ainda de atendimentos presenciais e temos reforçado todas as formas de aproximação com o nosso assistido, por meio da tecnologia e da atuação individual e coletiva, para continuar com funcionamento integral da instituição. Estamos otimistas com estes dados apresentados hoje, mas o momento ainda exige de nós cautela e isolamento social para a grande maioria da população como regra de contenção do vírus”, disse a defensora, após a reunião.