Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de lançamento de programa estadual de práticas restaurativas para o sistema socieducativo

Publicado em

WhatsApp Image 2017-06-05 at 14.40.07

A Defensoria Pública participou na última sexta-feira (02) do lançamento do Programa de Práticas Restaurativas nos Centros Socioeducativos do Estado. O programa proposto pelo Governo do Ceará, através da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), utiliza a metodologia de trabalho baseada nos preceitos da Justiça Juvenil Restaurativa. A defensora Érica Regina Albuquerque de Castro Brilhante Farias, supervisora do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja), representou a instituição.

Estiveram presentes no evento o secretário adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social, Herman Normando; a juíza Graça Quental, representando a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (CIJ/TJCE); a promotora Antônia Lima Sousa, representando a Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude; e o coordenador especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, Demitri Cruz, representando o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A vice-governadora Izolda Cela acompanhou a solenidade de lançamento e destacou que esta é a oportunidade das pessoas resolverem conflitos a partir do diálogo. “É a maneira mais madura de se solucionar um conflito e garantir a melhora das relações entre as pessoas. Isso vai permitir que os jovens dos centros socioeducativos possam encontrar uma solução para as divergências e desavenças que se apresentam para eles”, afirmou.

A partir de agora, as unidades terão como premissa o fortalecimento do vínculo familiar, a participação dos adolescentes nas rotinas dos centros e a consolidação de comissões disciplinares. “Isso é fundamental (o apoio da família para o processo de ressocialização) para a restauração dos jovens na sociedade, principalmente para garantir a eles o apoio necessário para que nós sejamos capazes de ajudar estes jovens”, destacou a vice-governadora. O superintendente Cássio Franco ainda formalizou a assinatura da portaria de regulamentação das visitas familiares.

 

Com informações Governo do Estado do Ceará