Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa do lançamento da campanha “Órfãos da Covid-19”

Defensoria participa do lançamento da campanha “Órfãos da Covid-19”

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) prestigiou nesta sexta-feira (19/11) o lançamento da campanha “Órfãos da Covid-19 – O MPCE na defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, ocorrida no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no bairro Cambeba, em Fortaleza. A instituição foi representada pela defensora Julliana Andrade.

O público-alvo da campanha são membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado (MPCE), sociedade civil, conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos, componentes da administração Estadual e Municipal e demais integrantes da rede protetiva dos direitos da Infância e Juventude.

O evento contou ainda com apresentação de guia informativo. Tanto o documento quanto a campanha têm como objetivo promover a tutela dos direitos de crianças e adolescentes cujos pais (ambos ou um deles), representantes legais ou cuidadores faleceram por Covid-19.

Supervisora do Núcleo da Infância e da Juventude (Nadij), Julliana Andrade acredita que a campanha promoverá uma maior sensibilidade e visibilidade a um tema tão importante. “Esse projeto surge para buscar identificar crianças e adolescentes que, devido à pandemia, estão hoje sem pais, avós ou outros familiares responsáveis por eles”, afirma a defensora. “Quando ainda pensava em projeto, o Ministério Público nos procurou para que a Defensoria, através do Nadij, apoie a iniciativa como porta de entrada para dar a essas crianças e adolescentes acolhimento e acesso à Justiça”, complementa.

Como membro integrante do Sistema de Garantia de Direitos da Infância e Juventude (SGD), a DPCE colocou-se à disposição para auxiliar na campanha, que visa minimizar os efeitos do abandono em crianças e adolescentes. A mobilização conta ainda com a colaboração dos Centros de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), da Saúde (Caosaúde) e da Infância e Juventude (Caopij).