Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa do lançamento do projeto Zona Viva, no Jangurussu

Defensoria participa do lançamento do projeto Zona Viva, no Jangurussu

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) participou nessa quinta-feira (3/8) da solenidade de inauguração da primeira unidade do “Zona Viva”, projeto do Governo do Estado que funcionará no habitacional José Euclides, no bairro Jangurussu, oferecendo aos moradores oportunidades de qualificação profissional, fomento ao emprego e renda, além de interação artística e cultural, prática esportiva e acesso e construção de novas tecnologias.

A defensora pública geral Elizabeth Chagas e a assessora de Relacionamento Institucional da DPCE, Lia Felismino, estiveram presentes, reiterando o compromisso da Defensoria com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à população vulnerabilizada. “Iniciativas assim servem como ferramenta para implementar mudanças progressivas na sociedade, despertam nas pessoas sentimento de esperança, de novas perspectivas e asseguram acesso a direitos da população, além do bem-estar. É um estímulo para o desenvolvimento educacional e econômico da população”, pontuou.

O “Zona Viva” inicia as atividades ofertando cem vagas para diversos cursos. As primeiras turmas serão de Informática Básica, Excel Básico, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro e Eletricista Predial de Baixa Tensão. Os primeiros cursos serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Nossas periferias precisam de muitas Zonas Vivas para que as sementes que estamos lançando hoje floresçam em todos esses territórios e para que os nossos jovens, adultos, idosos e crianças acessem seus direitos à arte, educação e cultura. Este é um espaço sonhado e gestado dentro da periferia. Essa é uma verdadeira zona viva da nossa cidade, um lugar de oportunidades para a nossa gente. E aproveito para renovar aqui meu compromisso com as periferias, que são prioridade neste Governo”, reiterou o governador Elmano de Freitas.

ACOLHER

Durante o dia, a Defensoria Pública também esteve junto aos moradores da localidade por meio do Acolher, projeto o qual integra em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS). A Van itinerante de Direitos disponibilizou o acesso aos atendimentos da instituição, assegurando à comunidade a oportunidade de tirar dúvidas e resolver questões jurídicas com praticidade.

Demandas sobre pedidos de alimentos, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável foram as mais recorrentes na triagem e orientação. Nesta edição, o defensor público Bruno Neves e a defensora Glaiseane Lobo foram responsáveis pelos atendimentos. A ação resultou em 31 encaminhamentos.

A próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no projeto será divulgada em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).