Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia solenidade de adesão do Ceará a programa destinado a catadoras e catadores

Defensoria prestigia solenidade de adesão do Ceará a programa destinado a catadoras e catadores

Publicado em

A defensora geral Elizabeth Chagas prestigiou nesta segunda-feira (24/7) a solenidade de adesão do Governo do Estado ao Programa Diogo Sant’Ana Pró-Catadores para Reciclagem Popular. O evento ocorreu no Palácio da Abolição, sede do Executivo, em Fortaleza, e marcou a inclusão do Ceará na iniciativa do Governo federal para promoção e defesa dos direitos humanos de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Na opinião da defensora geral, “essa é mais uma das várias políticas implementadas pelo atual Governo que vêm se multiplicando para fazer o nosso Ceará crescer e evoluir”. Elizabeth Chagas defendeu que “podemos trabalhar em conjunto e dar cada vez mais respostas positivas ao meio ambiente e às populações mais vulneráveis.”

O governador Elmano de Freitas disse ser um forte aliado da luta das catadoras e catadores, com quem afirmou ter um compromisso. “Aqui no Ceará, nós já temos o Auxílio Catador, que é um quarto do salário mínimo, para mais de 3.600 catadores e catadoras. Mas queremos avançar. Essa adesão vai nos permitir chegar mais perto dessa classe para ajudar as associações na reforma dos seus galpões, na compra de equipamentos e, assim, eles poderem prestar de maneira cada vez melhor o serviço que já prestam à sociedade”, declarou.

 

FOTO: Carlos Gibaja – Casa Civil

 

A senadora Augusta Brito destacou que “esse projeto veio de uma construção humana e acima de tudo muito responsável”. A parlamentar classificou a medida como “muito significativa”, “pela importância que é dar o mínimo de dignidade para as pessoas que realmente precisam”. “A importância que é dar o meu testemunho e agradecer a cada um de vocês que trabalham para melhorar o meio ambiente e melhorar a nossa vida”, ressaltou.

Já o presidente da Rede de Catadores do Estado do Ceará e representante do Movimento Nacional dos Catadores no Ceará, Cícero Souza, afirmou que o programa é um avanço nas políticas públicas em prol da categoria. “Um momento como este tem um sentimento único. Sabemos que precisamos ter outros vários momentos primordiais que tratam da nossa categoria de catadores, mas isso aqui é um reconhecimento. É mais um avanço, mais perspectiva para as nossas vidas”, destacou.