Defensoria prorroga convênio com Devry/Fanor até o fim de 2017
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, assinou na manhã desta terça-feira(7.2) a prorrogação do convênio com a Devry Educacional Brasil/Fanor para que, até o fim de 2017, os alunos do curso de Direito da Faculdade, sob a supervisão de um defensor público, possam atender os assistidos da Defensoria Pública e elaborar petições iniciais por meio do Núcleo de Prática Jurídica, fortalecendo o aprendizado da prática forense e ao mesmo tempo colaborando para uma maior capilaridade do atendimento da Instituição.
Participaram da reunião, o diretor geral do campus DeVry Brasil – FANOR, Kenneth Nunes Tavares de Almeida, a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Eliana Medeiros, a juíza da 24ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal, Joseana Cavalcante Serpa, além de professores do curso de Direito.
Durante o encontro, a defensora pública geral Mariana Lobo explicou que a intenção da Defensoria Pública é ampliar a efetividade da parceria com as Instituições de Ensino Superior e também estendê-la aos Juizados Especiais.
“Antes você tinha 4 defensores, cada qual com sua metodologia de trabalho, que se revezavam no atendimento às IES. Agora nós mudamos essa metodologia, nós temos agora defensores públicos titulares que atenderão ao juizado e à IES, dando uma maior efetividade a essa parceria, uma vez que o defensor público vai estar aqui dentro para desenvolver o peticionamento inicial como também outros projetos e atuações em outras áreas: como contestação, recurso, por exemplo.”
O diretor da Devry/Fanor, Kenneth Nunes Tavares, elogiou a iniciativa e colocou a Faculdade à disposição para azeitar a comunicação e aperfeiçoar a parceria. “Nós estamos muito felizes com a presença de um defensor aqui e nossa intenção é ampliar cada vez mais essa parceria”, pontuou. Segundo a coordenadora do NPJ, Eliana Medeiros, há inclusive a possibilidade da Faculdade lançar edital e disponibilizar estagiários voluntários para apoiarem o atendimento aos assistidos. “Esses estagiários voluntários teriam contato direto com a defensora pública, a gente faria uma tabela de atendimento, com frequência obrigatória e a responsabilidade de entregar tudo no prazo.”
A defensora pública Paula Abreu Gondim, que foi titularizada na Defensoria da 24ª UJECC e na IES Devry/Fanor, e a juíza Joseana Cavalcante Serpa, aproveitaram para alinhar o fluxo de trabalho, no sentido de assegurar a presença de defensor público nas audiências que precisarem de instrução do processo.
Saiba Mais:
Desde 2005, A Defensoria Pública estabelece essa parceria com Instituições de Ensino Superior (IES). Até os dias atuais, já foram firmados convênios com 17 Escritórios de Práticas Jurídicas, em todo o Ceará, onde os alunos dos últimos semestres do curso de Direito, sob a supervisão de professores e defensores públicos, prestam atendimento jurídico gratuito à comunidade.
Serviço:
O Núcleo de Práticas Jurídicas da Devry Fanor funciona na rua Deputado Alfredo Barreira Filho, 153-349 , no bairro: Manoel Dias Branco, em Fortaleza.