Defensoria Pública participa de lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral
Neste sábado (16), a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, participou do lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral. Depois de instalado nas regiões do Grande Vicente Pinzon e Grande Bom Jardim, em Fortaleza, o município da Zona Norte foi a primeira cidade do Interior a receber investimentos em segurança e em ações sociais previstas no programa. O próximo território do Pacto por um Ceará Pacífico vai ser implantado em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.
O Território do Ceará Pacífico vai focar três áreas: Vila União, Terrenos Novos e Nova Caiçara. Nestas regiões, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral investem em ações sociais com enfoque especial na redução da violência, e em parceria com a comunidade, através da realização de seminários territoriais. Em paralelo, a região recebeu uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), com reforço de policiamento ostensivo e comunitário, melhorias estruturais e as ações integradas dos órgãos.
Na ocasião, a vice-governadora Izolda Cela instalou o Comitê Executivo Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência em Sobral com representantes da Prefeitura de Sobral, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público e da sociedade sobralense. O comitê tem como objetivo organizar um sistema de investigação social, no qual serão produzidos dados e indicadores com a finalidade de identificar a população vulnerável; realizar pesquisas, além de elaborar políticas públicas efetivas nos territórios com maior incidência de homicídios de adolescentes.
“O que temos de experiências neste foco para a redução da violência entre os jovens é a prevenção, por meio da educação em direitos que os defensores fazem e também o programa Rede Acolhe, que atende às famílias de jovens vitimados pela violência. Este programa tem tido bastante êxito em Fortaleza e nossa proposta é trazer ele também para as grandes cidades do interior. Estamos articulando esta ampliação com o Poder Executivo para o aporte de mais orçamento na Defensoria, permitindo esta capilaridade”, destacou a defensora pública geral, Mariana Lobo. Durante a reunião, ela esteve acompanhada do supervisor de Sobral, Pedro Aurélio Aragão.
O programa Rede Acolhe tem o objetivo de promover a assistência jurídica e psicossocial aos familiares das vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) ou vítimas de tentativa de homicídio. Durante as visitas sociais da Rede Acolhe, é realizado um levantamento das principais demandas psicossociais e de acesso à justiça que posteriormente são encaminhadas às redes locais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Compareceram ao evento o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz Bezerra de Araújo; o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios; os deputados federais Odorico Monteiro e Leônidas Cristino; o deputado estadual Ferreira Aragão; a vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho; além de vereadores do município, prefeitos de toda a Zona Norte e lideranças políticas.
Com informações do Governo do Estado do Ceará