Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza atendimento para pessoas em situação de rua, na Pastoral do Povo de Rua

Defensoria realiza atendimento para pessoas em situação de rua, na Pastoral do Povo de Rua

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará realiza mais uma edição da ação que leva atendimentos especializados para a população em situação de rua, em Fortaleza. O serviço será ofertado nesta quarta-feira(17/04), às 13h30min, na sede da Pastoral do Povo de Rua, localizada na Rua Coronel Ferraz, nº222, Centro de Fortaleza. 

A iniciativa acontece mensalmente nos equipamentos onde esse público busca assistência e é organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) e tem o apoio da equipe do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), do Núcleo Especializado em Execuções Penais (Nudep), além da atuação da equipe psicossocial.

Segundo a supervisora do NDHAC, Mariana Lobo, as pessoas em população de rua podem procurar o local de atendimento para resolver diversas demandas jurídicas. “Dentre as principais ações que atendemos destacam-se a procura pela regularização de documentação, principalmente certidão de nascimento, acesso às políticas de proteção, como acolhimento institucional, questões relacionadas à segurança alimentar e procedimentos criminais que a pessoa responde ou já respondeu”, destaca.

Os atendimentos no local vão ser viabilizados pela Van de Direitos, a unidade móvel que acomoda uma equipe de defensores e colaboradores que levam os serviços da instituição para mais perto da população. A Defensoria já faz atuações ordinárias para essa população, mas o objetivo é realizar sempre atendimentos regulares e mensais dentro dos espaços que abrigam e dão assistência à população em situação de rua.

“As pessoas em situação de rua vivem uma realidade desigual, há uma dificuldade dessa população para acessar o sistema de justiça, muitas vezes, porque não conseguem sequer chegar fisicamente à Defensoria Pública. Diante dessa realidade, o atendimento tem sido prestado regularmente em equipamentos públicos e privados, bem como em praças, ruas e demais locais de concentração dessa população”, conclui Mariana Lobo.